Água para o bebê: riscos de dar antes dos 6 meses

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Dar água para o bebê antes dos seis meses pode causar diarreia e má nutrição

Oferecer água para o bebê antes dos seis meses de vida pode causar sérios problemas de saúde nos pequenos. Dar água para o bebê antes dos seis meses de vida pode causar diarreia e/ou má nutrição nos bebês.

Dar água para o bebê pode fazer com que ele beba menos leite materno, pois a água ocupa no estomago o espaço que deveria ser do leite. Assim, há o risco do bebê ficar mal nutrido porque não consumiu a quantidade de leite suficiente. É importante deixar claro que o leite materno é composto de 80% de água e por isso é capaz de matar a sede dos bebês.  Sempre que a mãe achar que o bebê sente sede deve amamenta-lo.

Cadastre-se

Já a diarreia ocorre quando a água não está limpa o suficiente. Após a introdução alimentar, que ocorre aos seis meses do bebê, é importante oferecer água potável porque os alimentos dados ao bebê apresentam maior quantidade de proteínas por grama e maior quantidade de sais, o que causa sobrecarga de solutos para os rins, que deve ser compensada pela maior oferta de água. Veja os cuidados ao introduzir a água na dieta do bebê aqui. E entenda os riscos de oferecer alimentos antes dos seis meses do bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários