Alimentos que os bebês não podem comer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais são estes alimentos que os bebês não podem comer e entenda por que as crianças não podem ingeri-las

Nos primeiros anos de vida existem alguns alimentos que não podem ser consumidos pelos bebês. Confira quais são esses alimentos e saiba por que eles prejudicam a saúde da criança, podendo proporcionar cárie, obesidade infantil e outras complicações.

Açúcar refinado: Nos primeiros anos de vida não é interessante oferecer este alimento ao bebê. O gosto doce da substância pode fazer com que a criança não queira experimentar outros alimentos como cereais, verduras, legumes e frutas. Além disso, o açúcar pode causar cárie e favorecer a obesidade.

Cadastre-se

Café: Até completar um ano de vida, os bebês possuem a mucosa gástrica sensível e por isso as substâncias presentes no café podem irritá-la, comprometendo a digestão e a absorção dos nutrientes.

Refrigerante: A bebida não é recomendada por seu baixo valor nutricional. Além disso, até o primeiro ano de vida a mucosa gástrica do bebê é sensível e pode ficar irritada com as substâncias presentes no refrigerante.

Chás: Os chás também não são indicados até o primeiro ano de vida do bebê por poderem irritar a sensível mucosa gástrica dos pequenos e comprometer a absorção dos nutrientes e a digestão.

Até completar um ano de vida, a criança possui a mucosa gástrica sensível e, portanto, as substâncias presentes no café, chás, mate, enlatados e refrigerantes podem irritá-la, comprometendo a digestão e a absorção dos nutrientes, além de terem baixo valor nutricional.

Frituras: Além de conter poucos nutrientes, o óleo utilizado para as frituras sofre superaquecimento, liberando radicais livres prejudiciais para a mucosa intestinal do bebê.

Mel: Este alimento é contraindicado no 1º ano de vida dos bebês. “O motivo é o risco de contaminação com Closdridium botulinum que causa o botulismo”, explica a nutricionista Erika Berbert, autora do blog Menu do Bebê.

Outros alimentos: Embutidos, salgadinhos, achocolatados, refrescos em pó e outros alimentos industrializados não são orientados por aumentarem as chances de alergias e excesso de peso.  “Procure alimentos frescos, naturais, preparados em casa e sem conservantes, os processados não são boas opções para os pequenos”, diz o nutrólogo e pediatra Mário Cícero Falcão, da Mead Johnson.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários