Amamentação e introdução dos alimentos: melhores dicas dos pediatras

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

As melhores dicas dos pediatras da Academia Americana de Pediatria sobre amamentação e introdução dos alimentos na dieta do bebê

A amamentação e a introdução dos alimentos na dieta do bebê são dois pontos essenciais na criação dos bebês. Por isso, selecionamos as principais dicas dos pediatras da Academia Americana de Pediatria sobre o assunto.

Introduzindo alimentos sólidos

Cadastre-se

  • Durante os primeiros 6 meses de vida, o bebê irá obter todos os nutrientes que precisa pelo leite materno, ou fórmula quando a amamentação não for possível.
  • Comece pelos vegetais e carnes. Desta forma seu bebê irá aprender a gostar destes sabores antes de se acostumar ao doce das frutas. Deixe seu bebê comer um alimento por dois ou três dias antes de introduzir um novo alimento*.
  • Comece com pequenas porções: utilize apenas uma ou duas colheres de cada vez. Não faça seu bebê comer se ele não estiver com fome. Caso seu bebê se incline para trás ou se afaste, ele está satisfeito.
  • Após cerca de um mês de introdução alimentar seu bebê irá comer três refeições diárias que serão compostas por duas papas salgadas e uma doce.
  • Mantenha a amamentação após a introdução dos alimentos ao bebê. Lembre-se que a recomendação é aleitamento materno até dois anos ou mais. Caso seu bebê consuma fórmula, ela também deve ser mantida.

Veja o passo a passo de como introduzir os alimentos na dieta do bebê aqui.

Amamentação

  • Se você acabou de começar a amamentação e se sente frustrada, não desista! Saiba que é normal enfrentar algumas dificuldades ao amamentar, mas até as quatro semanas de vida do bebê você provavelmente já terá superado a maioria dos problemas.
  • Está voltando ao trabalho? Comece a retirar e congelar o leite materno3 a quatro semanas antes de voltar ao trabalho. Assim, você terá uma quantidade de leite armazenada suficiente para ajudá-la nos primeiros dias de retorno ao trabalho. Para facilitar, tente retirar o leite materno logo após ter amamentando seu bebê pela manhã. Isto porque geralmente as mães têm mais leite do que os bebês conseguem ingerir pela manhã. Veja como retirar e armazenar o leite materno aqui.

Veja dicas importantes sobre a amamentação aqui.

*Nota da equipe BebêMamãe: esta é uma orientação dos pediatras da Academia Americana de Pediatria, mas saiba que há outros pediatras que dizem que introduzir primeiro as papas de frutas também pode ser uma boa opção, pois seu gosto adocicado tem aceitação mais fácil.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários