Cuidados com a alimentação do bebê que consome fórmula

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O momento certo de oferecer as refeições para bebês que consomem fórmula é polêmico

O leite materno é a melhor opção para os bebês e proporciona uma série de benefícios para mãe e filho, que podem ser observados nestas outras reportagens do portal BebêMamãe.com: A importância da amamentação para o bebê e Os benefícios da amamentação para a mãe.Porém, algumas vezes o aleitamento não é possível e nessas situações a introdução dos alimentos é um pouco diferente da forma como é feita com os pequenos que mamam.

A idade para introduzir os alimentos aos bebês que ingerem a fórmula é polêmica. O Ministério da Saúde orienta que isto ocorra aos quatro meses de vida do bebê, enquanto a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) defende que os pequenos comecem a ingerir outros alimentos a partir dos 6 meses de vida. Por isso, o melhor a fazer é seguir a orientação do pediatra do seu filho sobre qual é a melhor maneira de proceder.

Cadastre-se

A SBP defende que a introdução dos alimentos para o bebê que consome a fórmula seja semelhante ao do pequeno que amamenta. Clique nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com e confira como fica a rotina alimentar do pequeno.

Já o Ministério da Saúde propõe uma rotina diferenciada para os bebês que consomem a fórmula. Assim, o pequeno começaria a comer outros alimentos aos quatro meses e teria a rotina alimentar da seguinte forma:

Menores de quatro mesesDe 4 a 8 mesesApós completar 8 mesesApós completa 12 meses
FórmulaFórmulaFórmulaFórmula e fruta ou cereal ou tubérculo
Papa de frutaFrutaFruta
Papa salgadaPapa salgada ou refeição da famíliaFruta ou pão simples ou cereal ou tubérculo
Papa de frutaFrutaRefeição básica da família
Papa salgadaPapa salgada ou refeição da famíliaFórmula
FórmulaFórmula

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários