Fórmula pode conter bactéria letal: entenda e saiba como proteger seu bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O alerta foi dado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, veja como manter a fórmula segura

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos lançou um alerta em relação às fórmulas infantis. Isto porque elas podem conter um grupo de bactérias chamada Cronobacter. Estes tipos de bactérias sobrevivem em ambientes muito secos, como a fórmula infantil.

Doenças causadas por cronobacter são raras, porém elas são frequentemente fatais em bebês. Em bebês menores de 12 meses, a cronobacter pode causar sepsis ou meningite. Sendo que seus sintomas envolvem convulsões e podem causar graves problemas no cérebro, como hidrocefalia. Em bebês a taxa de mortalidade na cronobacter pode ser de até 40%. Por sorte, este tipo de contaminação é bem raro afetando apenas um a cada 100 mil bebês.

Cadastre-se

As pesquisas indicam que a cronobacter pode contaminar a fórmula de duas maneiras: durante o próprio processo de fabricação e após ser aberta para uso. A contaminação após a fórmula ser aberta para uso pode ocorrer caso o medidor seja colocado em algum lugar que possa estar contaminado, como uma pia, e depois de colocado de volta na fórmula. Ou se a mamadeira não tiver sido limpa corretamente, ela pode conter a cronobacter.

Para manter a fórmula do seu bebê segura, os cuidados orientados são:

Antes de limpar os objetos que serão usados para preparar a fórmula, é importante lavar bem as mãos. Lave todos objetos que serão usados na preparação da fórmula, especialmente a mamadeira e o bico, com água quente e detergente. Certifique-se de que retirou todos os possíveis resíduos da outra mamada que possam ter ficado. Depois, enxague a mamadeira com água potável.

Após isso, coloque todos os equipamentos (mamadeira, bico, etc) em uma panela com água. Certifique-se de que a água cobriu toda a superfície dos equipamentos e tampe a panela. Ligue o fogão e deixe a água ferver. Depois, desligue o fogo e deixe os equipamentos lá, ainda com a panela tampada, até que você precise usá-los.

Com relação aos cuidados com o pó usado para a fórmula. É essencial deixar a tampa aberta pelo menor tempo possível. Também é importante prestar muita atenção onde deixa a tampa e o medidor, de modo que estes devem estar sempre limpos.

Na hora de preparar a fórmula para seu bebê é essencial limpar bem a superfície que você irá usar.  Depois, lave bem suas mãos com sabão e água e seque com um papel descartável.

Depois, ferva a água e despeje na mamadeira que você já havia esterilizado. É importante que a temperatura da água não esteja menor do que 70 graus. Veja na embalagem da fórmula o quanto colocar do pó e adicione a quantidade recomendada. Feche a mamadeira.

Agite o frasco com cuidado e depois esfrie a mamadeira colocando-a embaixo da água fria, certifique-se de que o bico esteja com a tampinha neste momento. Por fim, teste o líquido em seu pulso para ver se não está muito quente e ofereça-o para seu bebê.

Saiba que a orientação é sempre preparar as fórmulas na hora que o bebê irá consumir. Porém, caso precise prepara-las de forma adiantada, a orientação é que elas sejam feitas e colocadas imediatamente na geladeira. Esta fórmula dura até 24 horas na geladeira. Quando for usá-la você pode esquentá-la colocando-a na água quente. Certifique-se de que o nível de água está abaixo do topo da mamadeira. Após ser reaquecida a fórmula pode ser consumida em no máximo 2 horas, após isso deve ser jogada fora. A fórmula jamais deve ser aquecida no micro-ondas isto porque o micro-ondas não aquece igualmente e pode fazer com que algumas partes da fórmula fiquem muito quentes e queimem seu bebê.

Veja os cuidados ao oferecer a fórmula para o bebê aqui.

Fontes consultadas:

Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos

Organização Mundial de Saúde

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários