Veja como uso da mamadeira levou esta e outros 2 mil bebês pro hospital

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução Youtube

Entenda também como você pode proteger seu bebê do uso incorreto de mamadeiras, chupetas e copinhos

A mamãe Jackie Sherrill tem o hábito de oferecer a mamadeira para sua filha Morgan de um ano e achava que estava tudo bem. Até que um dia, ela percebeu o quão perigoso este objeto pode ser quando usado sem os devidos cuidados. “Eu tinha acabado de dar a mamadeira para minha filha, quando ela andou para frente, caiu com a mamadeira na boca e lascou os dentes”, recorda-se Jackie.

E a pequena Morgan não está sozinha. Uma pesquisa realizada pelo Nationwilde Children’s Hospital e publicada na revista científica Pediatrics concluiu que entre 1991 e 2010, 45.398 crianças menores de três anos foram levadas para a emergência por lesões relacionadas ao uso de mamadeiras, copinhos (aqueles com biquinhos) e chupetas só nos Estados Unidos. Isto dá uma média de 2270 casos por ano ou uma criança indo parar na emergência por problemas relacionados ao uso da mamadeira, chupeta ou copinho a cada 4 horas!

Cadastre-se

De acordo com a pesquisa, as maiores vítimas foram crianças de um ano. E o objeto mais perigoso é a mamadeira, sendo responsável por 65,8% dos acidentes, seguida pela chupeta com 19,9% dos casos e o copinho com 14,3% dos casos.

Os maiores acidentes ocorrem devido à quedas quando o bebê está usando um dos três produtos.  “Dois terços dos casos avaliados no nosso estudo foram com crianças com um ano de idade que estavam aprendendo a andar e caíram”, observa Sarah Keim, PhD e coautora do estudo.

Prevenção de acidentes

Para evitar que seu bebê sofra acidentes relacionados ao uso da mamadeira, chupeta ou copinhos, as seguintes medidas podem ser tomadas:

  • A Academia Americana de Pediatria (AAP) orienta fazer a transição para um copo regular, de plástico ou outro material que não quebre, aos 12 meses;
  • A AAP também orienta limitar o uso da chupeta até os seis meses de vida. O uso após este período além de aumentar o risco de acidentes, também eleva chances de infecções nos ouvidos;
  • Não deixe seu filho andar ou engatinhar com a mamadeira, copinho ou chupeta na boca.

Fonte consultada:

Nationwilde Children’s Hospital

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários