Os sinais de que o bebê está com fome e de que está satisfeito

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais sinais os bebês que amamentam e os que consomem fórmula dão ao se alimentar

Descubra qual é a frequência com que seu bebê costuma mamar. Desvende também quais os sinais de que o bebê está com fome e de que está se alimentando o suficiente:

Frequência com que mamam ou consomem fórmula

Cadastre-se

Bebês que mamam no peito costumam se alimentar a cada duas ou três horas e este espaço de tempo tende a aumentar conforme os bebês crescem, já que o espaço em seus estômagos também aumenta. Saiba que este período de tempo entre a amamentação é apenas uma média e varia de acordo com cada bebê, sendo que a orientação é amamentar por livre demanda, ou seja, sempre que seu pequeno estiver com fome.

Já os bebês que consomem fórmula costumam se alimentar em um período de tempo maior, com um espaço de três ou quatro horas durante as primeiras semanas de vida.

Sinais de que bebê está com fome

Seu bebê dá alguns sinais de que está com fome. Quando ele quer comer começa a ficar mais alerta e pode colocar suas mãos e dedos na boca fazendo movimentos de sugar. Além disso, o bebê também pode colocar a língua para fora, bater os lábios, chutar ou se contorcer. O pequeno também costuma mover o queixo ou a cabeça em direção ao peito da mãe. Por fim, o sinal mais claro de que o pequeno está com fome é quando ele começa a chorar.

Quando o bebê começa a chorar ou lambe os lábios quando é tirado do peito ou quando acaba a mamadeira de fórmula acaba é sinal de que ele ainda está com fome.

Sinais de que o bebê está satisfeito

Seu bebê dá alguns sinais de que está satisfeito de acordo com o tipo de leite que ele consome. Bebês que amamentam no peito costumam consumir cerca de 90% do leite materno disponível durante os primeiros 10 minutos de amamentação em cada mama. Após isso, o pequeno tende a se afastar da mama, virar a cabeça ou simplesmente cochilar, entre outros sinais de que não quer mais mamar.

Já os bebês que consomem fórmula também dão alguns sinais de que estão satisfeitos. Você poderá notar que o bebê começou a ficar distraído enquanto consome a fórmula. Ele também pode ficar inquieto ou virar a cabeça e ainda fechar a boca firmemente. Conforme o bebê fica maior, ele pode começar a tentar tirar a mamadeira ou copinho.

Bebês que consomem quantidades suficientes de leite materno ou de fórmula tendem a molhar cerca de seis fraldas com xixi e fazer cocô 3 a 4 vezes por dia. Seu bebê também irá parecer satisfeito nas primeiras horas após ser alimentado.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários