Alimentos que a grávida precisa comer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Descubra quais alimentos a grávida precisa comer para garantir o desenvolvimento correto do bebê

Existem alimentos que a grávida precisa comer e comer bem durante a gravidez não é comer por dois. “Isto é um mito, a gestante saudável deve aumentar seu consumo para 250 a 300 calorias a mais por dia, enquanto aquelas que esperam gêmeos podem comer 500 a 600 calorias a mais”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Então, o mais importante é a qualidade nutricional dos alimentos que você irá consumir nesta fase. “Todas as vitaminas e sais minerais são necessários para uma gravidez saudável, alguns devem ser conseguidos pela dieta e outros com suplemento vitamínico-mineral como ferro e ácido fólico”, explica a nutricionista Regina Esteves Jordão, professora da Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).

Cadastre-se

Confira o que a gestante precisa comer:

Alimentos ricos em cálcio

Há diversas alternativas de alimentos ricos neste nutriente. Os vegetais de folhas escuras como a couve e o espinafre, o leite e outros produtos lácteos pasteurizados, tofu, o queijo feito a base de soja, e bebidas e sucos fortificados com o cálcio.

Frutas e legumes

As gestantes podem se fartar de frutas e legumes! Além de deliciosos, eles proporcionarão nutrientes essenciais para ela e o bebê. “Estes alimentos possuem fibras solúveis e insolúveis, vitaminas e sais minerais”, destaca Ribas Filho.

Ferro

Além dos suplementos de ferro tomados durante a gestação, também é interessante consumir alimentos ricos neste nutriente como as carnes. Leguminosas, verduras verdes escuras e ovos são outras fontes interessantes. “Neste caso, para aumentar a biodisponibilidade do ferro no organismo, ou seja, a melhor a absorção do nutriente, associe a ingestão com sucos ou alimentos ricos em vitamina C”, orienta Jordão.

Alimentos ricos em vitamina C

Alguns alimentos ricos em vitamina C são: laranja, kiwi, abacaxi, entre outras frutas cítricas, maracujá, morango e tomate.

Cereais

Cereais como arroz, trigo, centeio, cevada, milho e aveia, são muito importantes, especialmente nas versões integrais. “Assim não há uma liberação rápida de açúcar no organismo evitando picos glicêmicos, o que diminui as chances de diabetes gestacional”, explica Ribas Filho.

Peixes cozidos

O peixe cozido também é uma ótima opção para as gestantes. A recomendação é ingerir cerca de 300 a 400 gramas do alimento por semana. O alimento ajuda a diminuir o risco de diabetes gestacional e é fonte de ômega 3, nutriente que protege o aparelho visual do bebê.

Alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico é essencial durante a gestação. Opções ricas neste nutriente são: folhas verde-escuras, fígado, ovos e gérmen de trigo.

Veja quais alimentos a grávida deve evitar nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários