“Comi embutidos na gravidez e isto fez meu bebê contrair meningite”

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Veja a seguir o relato da mãe Lucinda Armstrong e entenda a relação entre meningite por Listeria e os frios

A mãe Lucinda Armstrong passou por um grande susto com seu bebê Ezra quando ele tinha apenas duas semanas de vida. Isto porque o pequeno de repente começou a chorar muito. “Além disso, ele ficou vermelho e com muita febre. Nós o levamos correndo para o hospital”, contou Lucinda em entrevista ao canal de TV americano KETV.

Ao chegar no hospital, foram realizados diversos exames no bebê e os médicos descobriram que o pequeno tinha meningite por Listeria. Listeria é um tipo de bactéria que os bebês podem pegar da mãe durante o parto. E foi justamente o que ocorreu com o pequeno Ezra.

Cadastre-se

Lucinda estava com esta meningite, mas não percebeu, provavelmente porque seu corpo estava combatendo a doença, como o pequeno Ezra praticamente não tem sistema imunológico, ele ficou mal e precisou ser internado.

Mas como Lucinda pegou esta bactéria? A resposta é algo que muitas grávidas e mães desconhecem: os embutidos, como presunto, peito de peru, salsicha, salame, mortadela e outros, e alguns tipos de queijos podem ficar contaminados por essa bactéria e transmitir a doença a gestante quando ela os ingere.

Por isso é importante que as gestantes não consumam estes alimentos! “Meu filho está bem agora, mas os médicos disseram que ele teria morrido se eu não o tivesse levado rapidamente para o hospital. Minha orientação é que as mães ouçam seus obstetras e evitem todos os alimentos que é preciso evitar na gravidez”, disse Lucinda em entrevista ao canal de TV americano KETV.

Entenda a relação entre os frios e a meningite por Listeria

As gestantes são 20 vezes mais suscetíveis a meningite por Listeria do que o restante da população. Quando esta meningite passa para o recém-nascido, os pequenos correm o maior risco de morte pela doença.

A bactéria Listeria que causa esta meningite pode contaminar alguns tipos de alimentos e então fazer com que a mãe contraia a doença ao ingerir esses alimentos. Os alimentos que podem ser contaminados pela Listeria são: embutidos como salsichas, presunto, salame, peito de peru, mortadela e também alguns tipos de queijos quando estes não foram feitos com leite pasteurizado, como gorgonzola, camembert, queijo branco, feta e brie.

Por isso, é importante que as gestantes evitem estes queijos e só os ingiram quando constar na embalagem que foram feitos com leite pasteurizado.

Já os embutidos também devem ser evitados pelas gestantes e só podem ser ingeridos se forem aquecidos a uma temperatura igual ou superior a 73 graus.

Frutos do mar defumados também podem ser infectados pela Listeria, por isso é importante que as gestantes os evite e só ingira quando estiverem em preparações quentes, como uma massa com frutos do mar defumados.

Também é importante evitar patês que foram feitos com os embutidos ou queijos, como um patê de presunto.

Veja outros alimentos que as gestantes devem evitar aqui.

Fonte consultada:

Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários