Grávidas com excesso de peso têm mais chances de ter filhos com paralisia cerebral

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Quanto mais acima do peso a gestante estiver maiores as chances de o bebê ter paralisia cerebral

Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics descobriu que o peso da gestante pode aumentar ou reduzir as chances do bebê ter paralisia cerebral. De acordo com o estudo, quanto mais acima do peso ideal a grávida estiver, maiores as chances da criança ter paralisia cerebral.

O estudo foi feito na Dinamarca e Noruega e contou com a participação de 188 mil crianças e suas respectivas mães. Ainda segundo os pesquisadores, cada vez que o Índice de Massa Corporal da gestante sobe um ponto acima do que é considerado saudável as chances do bebê nascer com paralisia cerebral aumentam 4%. O Índice de Massa Corporal é calculado pelo peso da pessoa divido pela altura ao quadrado (a altura vezes ela mesma) e é a maneira mais utilizada para se saber se o peso de alguém está dentro do considerado normal ou se está abaixo ou acima do recomendado.

Cadastre-se

Por isso, fique atenta ao seu ganho de peso durante a gestação. Veja aqui como deve ser o ganho de peso na gestação. E confira aqui uma ótima ideia de cardápio para gestantes com sobrepeso.

Entenda a paralisia cerebral

A paralisia cerebral ocorre devido ao desenvolvimento anormal do cérebro, geralmente antes do nascimento. Os sintomas incluem reflexos exagerados, membros moles ou rígidos e movimentos involuntários. Eles aparecem no início da infância. O tratamento em longo prazo inclui fisioterapia e outras terapias, remédios e, às vezes, cirurgia.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários