Má alimentação na gravidez pode causar má formação nos genitais dos meninos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O alerta foi dado por pesquisadores do Reino Unido após a descoberta do aumento no número de meninos com má formações nos genitais

Está ocorrendo um aumento no número de meninos que nascem com hipospadia no Reino Unido. Hipospadia é uma má formação que ocorre no pênis e tem como principal característica o fato de que a uretra (canal por onde passa a urina) não consegue chegar até a cabeça do pênis. Há desde formas leves em que a uretra quase chega na cabeça do pênis, até casos graves em que a uretra não passa do escroto (o saco).

Esta condição faz com que a criança no futuro tenha que urinar sentada e na vida adulta também compromete as relações sexuais. Existe tratamento para a hipospadia, trata-se de uma cirurgia reconstrutiva.

Cadastre-se

Outro problema que aumentou entre os bebês no Reino Unido foram os testículos que não estão descendo. Saiba mais sobre esta condição aqui.

Diante do aumento destas duas malformações nos genitais dos meninos, os especialistas estão empenhados em descobrir o que está causando isso. E já possuem algumas grandes hipóteses.

O pesquisador John Ashby, do Syngenta Central Toxicology Laboratory, em Macclesfield no Reino Unido, acredita que uma das possíveis causas para a má formação dos genitais dos meninos é a mudança nos hábitos alimentares das pessoas, inclusive das gestantes, nos últimos 50 anos.

Entre essas mudanças, o aumento no consumo de gorduras trans e saturadas seria a principal culpada.   Afinal, gordura está relacionada ao estrogênio, hormônio feminino, e o aumento da gordura significa o aumento do estrogênio, o que por sua vez, significa uma maior chance de má formações nos genitais masculinos.  “O aumento do consumo de gorduras tem um grande impacto na produção de hormônios”, conta Ashby.

Lembrando que os alimentos que possuem grandes concentrações de gorduras saturadas e gorduras trans são: carnes vermelhas, alimentos industrializados como bolachas e comidas congeladas prontas, como lasanhas.

O professor Richard Sharpe, pesquisador do Centro de Reprodução Humana da Universidade de Edimburgo, levanta outra possível causa que está sendo analisada pelos pesquisadores: a exposição aos ftalatos. Esta substância está presente em diversos produtos como piso e PVC e não há uma regulação rígida sobre seu uso no Brasil.

Estudos em animais mostraram que o ftalato poderia causar má formações no feto, porém nada foi observado em humanos. “Ainda não temos provas do que os ftalatos podem fazer em humanos”, disse Richard Sharpe.

De qualquer forma, o que está ocorrendo no Reino Unido ressalta para a importância de ter uma dieta saudável na gestação. Por isso, confira o cardápio ideal para as gestantes aqui.

Veja mais

maria-cecilia-rodolfo-coracao

Deixe uma resposta

Comentários