Pipoca de micro-ondas e panela antiaderente podem levar ao desmame precoce

Por: Bruna Romanini

mamilo-plano-amamentação

Foto: Getty Images

Panelas e frigideiras antiaderentes e pipoca de micro-ondas podem conter PFOA, que leva ao desmame precoce

Uma pesquisa realizada pela Brown University, dos Estados Unidos, concluiu que a exposição a altos níveis de um químico chamado Ácido perfluoro-octanoico (PFOA) está ligada ao desmame precoce. O PFOA está presente principalmente em panelas e frigideiras antiaderentes e pode ser ingerido pelas pessoas por meio de alimentos preparados nestes utensílios.

A pesquisa contou com a participação de 336 mães e seus filhos que tem sido acompanhadas desde a gestação.

Cadastre-se

Após as análises, os pesquisadores concluíram que mães com maiores concentrações de PFOA no sangue durante a gestação tiveram 77% mais chances de terem desmame precoce nos primeiros três meses de vida do bebê e 41% mais de chances de terem o desmame precoce até os seis meses de vida. Isto quando comparado a mães que apresentaram baixas concentrações de PFOA no sangue. “Este estudo mostra que o PFOA deve estar no nosso radar como químicos que podem afetar a capacidade da mulher de amamentar”, conta Megan Romano, pós doutorada da escola de Saúde Pública da Brown University.

Estudos anteriores já haviam comprovado relação entre PFOA e câncer. Os pesquisadores decidiram focar na amamentação porque um estudo anterior realizado em animais havia sugerido que PFOA poderia afetar as glândulas mamarias e os hormônios relacionados à amamentação.

Megan Romano acredita que ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar e entender completamente a relação entre PFOA e amamentação. Enquanto esses estudos ainda não são feitos, Romano orienta que as gestantes e mães que amamentam evitem alimentos e outras substâncias que tenham o PFOA.

Por isso, sempre observe na embalagem dos produtos para saber se ele possui o PFOA ou não. Sendo que ele geralmente está presente em embalagens de pipoca de micro-ondas, e outras embalagens de alimentos à prova de água, e panelas e frigideiras antiaderentes.

Desvende os mitos e verdades sobre a produção do leite materno aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários