Amamentação após a cesárea: cuidados ao realizar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais os cuidados para evitar desconfortos na hora de amamentar e muito mais

A amamentação para as mães que passaram por uma cesárea envolve alguns cuidados especiais. Primeiramente, é importante destacar que mães que passaram por uma cesárea são perfeitamente capazes de amamentar.

A única questão é que a cesárea pode fazer com que a descida do leite materno demore um pouco mais. Isto porque a ocitocina liberada durante o parto normal irá contribuir para uma descida mais acelerada do leite materno. Mulheres que se submetem a cesárea não liberam este hormônio, logo a chegada do leite pode ser mais lenta.

Cadastre-se

Assim como no parto normal, na cesárea a mãe também pode, e deve, amamentar logo após o nascimento do bebê, se tanto ela quanto o filho tiverem condições para isso. E continuar amamentando frequentemente a fim de garantir uma boa produção de leite. O contato pele a pele logo após o nascimento do bebê deve ser estimulado também no parto cesárea.

Conforto na hora de amamentar

O corte no abdômen feito em decorrência da cesárea pode fazer com que fique um pouco difícil encontrar uma posição confortável para amamentar. Duas posições boas para esta fase em que os pontos estão cicatrizando são: sentada na cama, use um ou dois travesseiros para apoiar o seu bebê e te proteger de uma incisão. Outra posição é deitada de lado com o seu bebê virado para você.

Procure ficar em uma posição confortável antes de iniciar a amamentação e não sinta vergonha de pedir ajuda. Assim que a sua cicatriz melhorar você poderá se movimentar melhor e a amamentação ficará mais fácil.

A ajuda de amigos e familiares no pós-parto é sempre muito bem-vinda, desta forma a mãe poderá se concentrar na recuperação da cesárea e na amamentação.

Anestesia, medicamentos para dor e a amamentação

Para a cesárea as anestesias que costumam ser utilizadas são a raquianestesia ou a peridural. O fato da mãe ter recebido estas anestesias não a impede de amamentar, mesmo se a mãe recebeu a anestesia geral, isto não é um empecilho para a amamentação.

Porém, saiba que alguns recém-nascidos podem ser afetados pela anestesia e ficar um pouco sonolentos após o parto. Mas ainda assim é orientado que a mãe amamente o bebê.

Os medicamentos para a dor dados à mãe após o parto cesárea podem passar um pouco para o leite materno e fazer com que o bebê fique sonolento. Mesmo assim é importante continuar amamentando, pois os benefícios da amamentação superam os efeitos adversos dos medicamentos para dor.

Veja outros cuidados essenciais nas primeiras mamadas aqui.

Você está pensando em realizar uma cesárea? Então, confira aqui os riscos da cesárea realizada sem real necessidade.

Fonte consultada

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

cesarea-medieval
sophie-charlotte

Deixe uma resposta

Comentários