Amamentação: passo a passo e cuidados nas primeiras mamadas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Esclareça suas dúvidas sobre as primeiras mamadas do seu bebê, veja dicas que farão a amamentação ser um sucesso

As primeiras vezes em que o bebê irá mamar são cercadas de dúvidas, especialmente para as mães de primeira viagem, afinal, é a primeira vez que o bebê mama e que a mãe amamenta. A seguir, veja ótimas dicas para que as primeiras mamadas sejam um sucesso:

Oferecendo o peito

Cadastre-se

A orientação é oferecer o seio ao seu bebê ainda na sala de parto, independentemente de ter sido um parto normal ou cesárea. Antes de amamentar não é necessário limpar os seios.  “Caso haja uma área de desconforto na mama, onde o seio esteja mais duro, deve-se realizar uma massagem e posteriormente colocar o bebê para mamar com o queixo voltado para a área onde há desconforto”, explica a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski.

Colocando o bebê para mamar

É importante que o bebê abocanhe o seio corretamente desde as primeiras mamadas. “Para isto, a mãe deve auxiliar o bebê colocando o mamilo e o que der da aréola em sua boca quando este abre uma boca bem grande. Quando o bebê abre pouco ou faz biquinho, pode-se tentar aumentar o espaço ajudando com a mão ou dedos para que o queixo do bebê seja abaixado ainda mais, aumentando a abertura”, orienta Cinthia Calsinski.

Abocanhar mamilo e tudo o que conseguir da aréola é um dos sinais de que a pega do bebê está correta. Veja outras maneiras de checar se a pega do bebê está correta durante a amamentação aqui.

Procure ter paciência para auxiliar seu bebê a mamar, afinal, tanto a mãe quanto o bebê estão aprendendo e se conhecendo. Caso tenha maiores dificuldade, procure ajuda, pode ser com o seu pediatra, em um banco de leite humano ou contatando uma enfermeira obstetra que faça atendimento domiciliar.

A posição para amamentar

Existem quatro posições básicas para amamentar: a tradicional, invertida, bebê sentado e ambos deitados. “A mãe deve oferecer a posição em que se sente mais confortável, mas é importante que conheça todas elas”, diz Cinthia Calsinski. Saiba mais sobre as posições para amamentar aqui.  

Será que o bebê está sugando?

Para saber se o bebê está mamando corretamente observe se o pequeno está engolindo. “Em geral os bebês demostram satisfação após a mamada com um soninho característico. Fraldas molhadas e sujas também são parâmetros excelentes”, destaca Cinthia Calsinski.

É normal sentir dor enquanto amamenta?

Não é normal, a amamentação não deve doer, nunca! Porém uma certa sensibilidade pode ocorrer, o que é bastante diferente. “Suportar a dor é dar oportunidade para que uma lesão se instale. Mude de posição, corrija a pega, não tolere a dor”, afirma Cinthia Calsinski.

Cuidado importante

Uma boa dica é passar o próprio leite na aréola e mamilo após cada mamada. “Isto cria uma camada de proteção na região areolo-mamilar, além de ter efeitos anti-inflamatórios, reparadores e atuar na prevenção de fissuras”, observa Cinthia Calsinski.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários