Amamentar reduz o risco de doenças cardiovasculares

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Pesquisa com 846 mulheres concluiu que quanto menos tempo as mulheres amamentarem, maior o risco de problemas

Amamentar proporciona uma série de benefícios para a saúde da mãe e do bebê. E uma pesquisa publicada na revista científica Obstetrics & Gynecology descobriu um novo benefício incrível que a amamentação proporciona para mãe! De acordo com os estudiosos, amamentar pode reduzir o risco da mulher sofrer doenças cardiovasculares no futuro.

A pesquisa começou a ser realizada em 1985 e contou com a participação de 846 mulheres. Elas tiveram seu risco cardiovascular avaliado antes da gravidez e 20 anos depois, um exame de ultrassom mediu a espessura da artéria carótida, responsável por mandar sangue do coração para o cérebro, destas mulheres.

Cadastre-se

Os pesquisadores perceberam que quanto menos tempo a mulher amamentasse mais fina seria a artéria carótida e consequentemente maior o risco de doenças cardiovasculares.

Cerca de 17% das mulheres que amamentaram por um mês ou menos tiveram um problema cardiovascular. Enquanto, apenas 11% das mulheres que amamentaram por 10 meses ou mais apresentaram o mesmo problema.

Segundo os pesquisadores, a gravidez faz com que o sistema cardiovascular trabalhe de forma mais intensa, o que poderia prejudica-lo. Então, a amamentação seria uma alternativa para reparar os danos cardiovasculares que ocorreram na gestação. Veja outros benefícios da amamentação para a mãe aqui. 

Veja mais

machucados-amamentar
mãe-amamenta-acidente

Deixe uma resposta

Comentários