Bebê chora ao mamar: causas e o que fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Quando o bebê chora ao mamar geralmente está tentando te dizer que algo está errado

Quando o bebê chora ao mamar, isto significa que ele está querendo te dizer que algo não vai bem. Os principais motivos pelos quais o bebê chora ao mamar são:

Dor ou desconforto: Seu bebê pode chorar durante a amamentação porque está sentindo algum tipo de dor ou desconforto. O bebê pode estar com algum dentinho nascendo ou com uma dor de ouvido, o ato de sugar pode piorar a dor do ouvido do bebê. Caso seu bebê tenha sido vacinado recentemente, ele pode estar em uma determinada posição ao amamentar que pode causar dor.

Cadastre-se

Cólicas: O pequeno pode estar incomodado ao mamar porque está com cólicas. Quando está incomodado com as cólicas, o bebê pode querer mamar para se acalmar. Porém, uma vez que o leite chega ao estômago o bebê pode ficar com mais dor. Veja como aliviar as cólicas aqui.

Doença: Quando o bebê está gripado ou com o nariz entupido fica mais difícil respirar durante a amamentação e isto pode gerar incomodo no seu pequeno e fazê-lo chorar.

Estresse: Excesso de estimulo, demora para amamentar ou uma longa separação da mãe pode fazer com que o bebê fique bravo e com dificuldades para mamar.

Mudanças em cheiros ou sabores: Um novo perfume ou um novo sabonete ou qualquer outra coisa que possa ter mudado o seu cheiro pode fazer com que o bebê fique incomodado ao mamar. Mudanças no gosto do leite materno também pode fazer isso. Saiba que essas mudanças no gosto do leite podem ocorrer quando a mulher está menstruada ou quando está grávida e também quando come algo com sabor muito forte, como alho.

Pouco leite: O bebê pode chorar durante a amamentação porque a mãe está com baixa produção de leite. Veja os sinais de que o bebê está mamando o suficiente ou não aqui.

O que fazer quando bebê chora ao mamar

Quando o bebê chora ao mamar é uma situação ruim tanto para o pequeno quanto para a mamãe. Nestes casos, a mãe pode se sentir rejeitada e frustrada. Mas é importante ficar calma e evitar ao máximo sentir culpa.

Além disso, a mãe pode tentar algumas medidas como:

Tirar um pouco de leite: Tire um pouco do seu leite e ofereça para seu bebê em um copinho e depois dê o peito, assim você pode encorajá-lo a mamar.

Mudar a posição em que amamenta: Caso seu bebê esteja com o nariz entupido, mantenha-o sentado durante a amamentação, veja como fazer essa posição aqui. E também é válido higienizar o nariz do seu bebê antes da mamada, veja como fazer isso aqui.

Contato pele a pele: abrace bastante o seu bebê. O contato pele a pele entre a mãe e o bebê pode deixá-lo com maior vontade de mamar.

Dentinhos nascendo: caso seu bebê esteja incomodado com os dentinhos nascendo é válido tentar aliviar o incomodo antes da mamada. Saiba como aliviar a dor do nascimento dos dentinhos aqui.

Avalie o que mudou: Para entender porque seu bebê está chorando ao mamar, é válido pensar no que mudou na sua vida. Será que você começou a tomar algum remédio? Ou comeu algo diferente? Ou trocou o perfume ou desodorante?

Caso seu bebê passe mais do que alguns dias chorando ao mamar é importante conversar com o pediatra sobre o assunto.

Fonte consultada:

Clínica Mayo

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários