Bebê dormiu mamando: devo colocar pra arrotar ou não?

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

A seguir, veja quando é necessário colocar o bebê que dormiu mamando para arrotar ou não

A cena é clássica para boa parte das mães: o bebê está lá, mamando e de repente seus olhinhos vão se fechando, fechando e pronto: ele dormiu! Quando o bebê dorme mamando surgem muitas dúvidas entre as mamães. Sendo que uma das principais é: devo colocar o bebê para arrotar ou não? E se sim, qual é o jeito certo de fazer isso?

Primeiro é importante observar se os bebês estão satisfeitos e podem ir dormir ou se ainda queriam mamar mais. “A questão é saber se esse bebê parou a mamada ou não, se ele parou a mamada, vai diminuir muito o ritmo e vai parar e então a mamada está encerrada. Se você está na dúvida, você pode com o mindinho estimular a bochecha ou o pé do pequeno e se com o estímulo ele continuar sugando pode manter a mamada”, diz o pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Cadastre-se

Caso seu bebê ainda queira mamar, colocá-lo para arrotar é uma boa opção para mantê-lo mais desperto e assim conseguir continuar mamando.

Mas se seu bebê realmente já está no mundo dos sonhos, a necessidade ou não de colocá-lo para arrotar depende da pega. “Se o bebê tem uma pega correta e está mamando bem, ele não precisa arrotar porque se tem a pega correta impede a entrada de ar”, explica a consultora em amamentação Nádia Vieira do Materno Amor e parceira da Casa Materna. Veja os sinais de que a pega está correta aqui.

Nádia também ressalta a importância da mãe prestar atenção aos sinais que o bebê dá de que precisa arrotar. “É preciso estar atenta aos sinais do bebê porque se ele tiver a necessidade de arrotar, a mãe já percebe e o coloca em uma posição mais verticalizada. Um chorinho mais diferente pode ser um sinal de que ele precisa arrotar”, observa Nádia Vieira.

Caso você acredite que seu bebê precisa arrotar. Coloque delicadamente seu pequeno em uma posição mais verticalizada, deixe as peninhas mais encolhidinhas e segure suas costas e nuca. Seu bebê pode ficar diante do seu ombro ou de frente para sua barriga e peito. O bebê provavelmente irá arrotar em poucos minutos! E então é só coloca-o para dormir.

Saiba mais sobre os bebês que dormem mamando aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários