Bomba de tirar leite: quando usar e cuidados necessários

Por: Bruna Romanini

bomba-de-tirar-leite-materno

Foto: Getty Images

Saiba quais os tipos de bombas de tirar leite e quando elas são orientadas

A bomba de tirar leite é orientada em algumas situações específicas. “Ela não deve ser usada a torto e a direito. A bomba de tirar leite é recomendada para quem está voltando ao trabalho, precisa de um estoque de leite e não consegue fazer uma boa ordenha manual. Nos casos de bebês adotivos ou que estão internados, as bombas também são uma opção”, explica a psicóloga perinatal e consultora em amamentação Bianca Balassiano, da Consultoria em Amamentação Posso Amamentar.

É importante que a bomba de tirar leite não seja utilizada no primeiro mês de vida do bebê. “Isto porque ela pode machucar a mulher. Além disso, nesta fase a mãe pode ficar muito preocupada com o volume de leite e ao ver pequenas quantidades serem extraídas isso pode desestimulá-la”, conta Bianca Balassiano.

Cadastre-se

As bombas de tirar leite se dividem em bombas manuais e elétricas. As bombas de tirar leite manuais consistem em utilizar ritmidamente uma alavanca em um dos seios a fim de tirar o leite. A mulher pode precisar usar uma ou as duas mãos. As bombas de tirar leite manuais tem como vantagem serem mais baratas e é a mãe quem irá controlar a força na sucção. Os pontos negativos das bombas manuais é que levam mais tempo para retirar o leite. Não adquira as bombas manuais com o êmbolo de borracha, pois o risco de ocorrer infecções é maior.

Com as bombas de tirar leite elétricas, não é necessário utilizar a alavanca. Ela tem como vantagem não cansar as mãos. A desvantagem é a necessidade de usar pilhas ou uma tomada.

Para utilizar as bombas de tirar leite elétricas, basta colocá-las junto ao seio e ligar a máquina. É possível ajustar a intensidade da retirada do leite materno. No caso das bombas de tirar leite manuais é preciso apertar as manivelas.

Os especialistas afirmam que a ordenha manual é uma opção melhor do que as bombas de tirar leite. Saiba como tirar o leite de forma manual e como armazenar o leite após a retirada nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários