Chupeta, mamadeira e bico de silicone: os inimigos da amamentação

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Mamadeira, chupeta e bico de silicone podem fazer com que o bebê deixe de mamar o peito precocemente

Amamentar nem sempre é algo descomplicado. “Aleitamento materno é absolutamente natural, mas não necessariamente é simples ou fácil”, observa o pediatra Moises Chencinski, criador da campanha #euapoioleitematerno. Além disso, a falta de informação sobre a amamentação pode levar ao uso de objetos, que parecem ajudar no aleitamento, mas na realidade favorecem o desmame precoce do bebê.

Esses objetos são a chupeta, especialmente durante o primeiro mês de vida do bebê, a mamadeira e o bico de silicone. Todos eles possuem o mesmo problema: eles estimulam o bebê a sugar de uma maneira diferente da que ele faz ao mamar.

Cadastre-se

Ao mamar no seio o bebê abocanha a aréola, mas ao utilizar a mamadeira, chupeta ou bico de silicone ele pega nos bicos. “Assim, quando ele volta para o seio, tenta reproduzir a pega que fazia na mamadeira e outros bicos e não consegue, o que favorece o desmame precoce”, explica Moises Chencinski.

Lembrando que o leite materno é muito melhor do que a fórmula e que sempre que possível é ele que deve ser oferecido ao bebê. Quando a mãe não puder oferecer o peito ao bebê, o leite materno deve ser oferecido no copinho e não na mamadeira. Caso a mãe precise complementar o leite materno com a fórmula, o método mais indicado é a relactação, entenda melhor aqui. Caso a mãe não esteja presente, a melhor maneira de oferecer a fórmula é pelo copinho.

O apoio é fundamental

O primeiro ponto essencial para o sucesso na amamentação é o apoio dos familiares e profissionais de saúde. “A falta de informação adequada por parte desses profissionais é um grande inimigo do aleitamento materno”, destaca Moises Chencinski.

Veja dicas de amamentação aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários