Comidas e agentes ambientais que afetam o leite materno

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda também como eles podem prejudicar a saúde do bebê e onde podem ser encontrados

A revista científica Pediatrics elaborou uma lista com os alimentos, nutrientes e agentes ambientais que podem afetar o leite materno e consequentemente a saúde do bebê e da mãe. A seguir, veja quais esses nutrientes, agentes ambientais e alimentos e como eles afetam a saúde do bebê:

Alimento/Substância/ Fator Onde está presente Como afeta a amamentação
Aspartame É um tipo de adoçante artificial. Não é orientado caso a mãe ou o bebê tenham fenilcetonúria.
Chocolate ___ Se consumido em excesso pela mãe, acima de 400 gramas no dia, pode causar irritabilidade ou aumento da atividade do intestino do bebê.
Mercúrio Alguns peixes possuem uma concentração considerável de mercúrio e devem ser evitados, são eles: tubarão, peixe-espada, cavala, pirá ou garoupa, atum, robalo listrado, badejo, marlim e cação. * Pode afetar o desenvolvimento neurológico do bebê.
Tetracloroetileno ou Percloroetileno Utilizado para a lavagem de roupa a seco. Pode causar icterícia obstrutiva e urina escura no bebê.
Dieta vegetariana —— Pode causar deficiência de vitamina B12 no bebê. **

*O consumo de outros peixes é orientado para gestantes e mães que amamentam, pois contribuem para o desenvolvimento neurológico do bebê. Opte pelas versões ricas em ômega 3, como a sardinha e o salmão.

Cadastre-se

** É importante ressaltar que ser vegetariana e amamentar não é um problema, mas é importante que a mamãe vegetariana faça seus exames de sangue regularmente.

Veja outros fatores que afetam o leite materno aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários