Como armazenar o leite materno: veja dicas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como retirar e armazenar o leite materno corretamente

Caso a mãe esteja amamentando e tenha que voltar ao trabalho ou se ausentar por algumas horas por outros motivos, ela precisará armazenar o leite materno para alimentar o seu bebê. Este processo precisa ser feito da melhor maneira possível para assegurar o bem-estar do pequeno.

O leite materno deve ser retirado preferencialmente com as mãos, ordenha manual, porque não fere o mamilo. “As bombas tracionam o mamilo e podem causar dor, sensibilidade aumentada e até em alguns casos piorar fissuras, mas muitas mães se dão bem com a bomba. A bomba pode ser elétrica e manual. Na bomba elétrica alguns modelos regulam a tração do mamilo”, conta a pediatra Marisa Aprile, presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Saiba como utilizar as bombas para retirar o leite materno aqui. 

Cadastre-se

Para retirar manualmente o leite materno a mãe deve lavar bem as mãos, prender os cabelos e tapar a boca com máscara ou lenço. “É bom que ela fique em local tranquilo e evite falar enquanto tira o leite. Massagens na mama antes de ordenha facilitam a descida do leite. A mãe escorrega o polegar e indicador, polegar acima do mamilo e indicador abaixo, até a base da aréola e aí procede com o movimento de ordenha”, orienta Marisa Aprile.

Colete o leite em um vidro de tampa plástica. Antes de ser utilizado para a coleta, o vidro deve ser lavado e após retirar o rótulo, papelão da tampa e restos de cola, ele deve ser fervido por 15 minutos. “O tempo deve ser contado após o início da fervura. O vidro deve secar com a boca para baixo sobre pano limpo”, diz Marisa Aprile.

No momento da primeira coleta, coloque no vidro um rótulo com data, tire o leite, tampe e coloque no congelador. “Na próxima retirada utilize um copo fervido, mesmo procedimento, e despeje sobre o leite que está no freezer ou congelador. Desta forma ela vai aos poucos preenchendo o vidro. Se o leite for ser doado para um banco de leite humano ela deve informar o banco no décimo dia.  Se for para o próprio filho pode ficar armazenado até quinze dias”, afirma Marisa Aprile. Ao oferecer o leite materno para o bebê, descongele em banho-maria com água a 40 graus e ofereça o leite em um copo ou na colher.

Saiba mais sobre a licença-amamentação nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários