Como aumentar o leite materno: veja dicas

Por: Bruna Romanini

Saiba como aumentar o leite materno

Foto: Getty Images

Amamentar o bebê frequentemente é uma ótima estratégia para aumentar a produção de leite materno

“Será que eu tenho leite suficiente?”. É comum as mães que amamentam terem essa dúvida. Primeiro, é importante saber que o bebê dá sinais de que não está ingerindo leite suficiente. “Temos um problema quando a criança não está evacuando ou urinando conforme o esperado para a idade.  Quando o bebê não ganha peso ou tem outros problemas no desenvolvimento também é preciso ficar atento”, alerta a psicóloga perinatal e consultora em amamentação Bianca Balassiano, da Consultoria em Amamentação Posso Amamentar (www.possoamamentar.com.br).

Caso o bebê tenha alguns dos sintomas acima, a mãe pode começar tomando atitudes simples para aumentar o leite materno. “O que mais estimula a produção de leite materno é colocar o bebê para mamar várias vezes. Afinal, a mulher produz leite nos intervalos das mamadas”, diz Bianca Balassiano.

Cadastre-se

Ingerir uma boa quantidade de líquidos por dia, especialmente água também contribui para a produção de leite materno, cerca de três litros por dia é interessante. Também é essencial evitar o estresse, pois suas emoções podem de fato prejudicar a produção de leite materno. Caso estas atitudes não sejam o suficiente, existem medicamentos que contribuem para o aumento da produção de leite. É importante que a mulher fale com seu ginecologista ou mastologista sobre o assunto.

Não ofereça chupetas, mamadeiras ou outros bicos ao bebê. As fórmulas também não devem ser utilizadas como a primeira opção, elas são um recurso quando as outras alternativas focadas em aumentar a produção de leite se esgotam.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários