Como lidar com o leite empedrado

Por: Bruna Romanini

Confira dicas sobre evitar e o que fazer caso você tenha o leite empedrado

O leite empedrado acontece quando a produção da mamãe é maior do que a demanda, ou seja, a lactante possui mais leite do que o pequeno consegue mamar. “Para prevenir este problema, o ideal é que após a amamentação, caso o seio continue cheio, a mulher faça uma ordenha manual. Recomendo que a mãe procure um banco de leite para saber a maneira correta de retirar e armazenar o leite”, orienta o pediatra Luciano Borges, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. Outra dica importante é doar o leite materno excedente para o banco de leite humano mais próximo, afinal ele irá fazer a diferença na vida de muitos bebês.

A escolha da roupa íntima também pode contribuir para que o problema ocorra. “Algumas mulheres optam por sutiãs apertados que bloqueiam a saída do leite. O fato de a mulher pressionar o mamilo com muita força para expô-lo durante a amamentação também pode impedir o escoamento do leite e fazer com que ele empedre”, conta o mastologista AnastasioBerrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Cadastre-se

Caso o seu leite já tenha empedrado, a recomendação também é realizar a ordenha manual. “Faça isto com muito cuidado, carinho e calma”, aconselha Borges. Também ajuda colocar bolsas de água quente nos seios.

Veja como superar outros problemas comuns da amamentação aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários