Cuidados com a saúde que a mãe que amamenta deve ter

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

É essencial que a mulher que amamenta tenha uma alimentação saudável e outros cuidados

Após o nascimento do bebê, é comum as mães acabarem se dedicando tanto aos cuidados com o pequeno que esquecem de cuidar de si mesmas. Contudo, é essencial que elas também prestem atenção à sua saúde e bem-estar. “Afinal, a paciente saudável produz um leite repleto de vitaminas e nutrição”, destaca da ginecologista obstetra Milca Chade da Clínica Chade. Além disso, uma mãe saudável tem mais disposição para cuidar do bebê.

Por isso, confira alguns cuidados que as mães que amamentam precisam ter:

Cadastre-se

Alimentação saudável

Amamentar gasta muitas calorias, por isso é importante que a mãe se alimente bem e de maneira saudável. É orientado que a mulher que amamenta ingira cerca de 2500 calorias por dia. É importante que ela invista no consumo de proteínas, especialmente carnes magras, como filé de frango e peixes, ovos e leguminosas como o feijão e a soja também são ótimas opções.

Também vale investir nas fibras, pois elas proporcionam saciedade e ainda melhoram o trânsito intestinal. Por isso, coma carboidratos integrais, como pão, macarrão e arroz integrais, e muitos legumes, verduras e frutas.

Além disso, coma de três em três horas, isto irá ajudar a manter seu metabolismo ativo. Divida suas refeições em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.  Os lanches podem ser compostos por frutas, barrinhas de cereais, granola, bolachas integrais e até sanduiches naturais.

No almoço e no jantar é interessante ingerir um carboidrato integral, como arroz integral, uma proteína vegetal, como o feijão, uma proteína animal magra, como um filé de frango, uma porção de salada e legumes e vegetais cozidos. As frutas podem ser ingeridas de sobremesa. No café da manhã você pode comer um suco de frutas natural ou um copo de iogurte natural, pão integral, queijo branco ou cottage e uma fruta.

Beber muita água

Amamentar dá sede! “A recomendação é que a mulher ingira de 2 a 3 litros de água por dia”, explica Milca Chade. Para facilitar a ingestão de líquidos, procure deixar uma garrafa de água sempre ao seu lado enquanto amamenta.

Não fume e evite bebidas alcoólicas

Tanto as substâncias presentes no cigarro quanto aquelas que estão nas bebidas alcoólicas passam para o leite materno e podem afetar a saúde do bebê.  Alguns estudos apontam que as bebidas alcoólicas na gravidez levam a diminuição da produção do leite materno.

Cuidados com os seios

É importante manter as mamas saudáveis e sempre mantê-las limpas, mas não é necessário higienizá-las antes ou após as mamadas, a limpeza durante o banho diário já o suficiente. Para evitar lesões nas mamas, confira como amamentar corretamente aqui.

Atenção aos medicamentos

Muitos medicamentos podem afetar o leite materno. “Alguns remédios passam pelo leite e interferem no desenvolvimento do bebê, como alguns antibióticos”, observa Milca Chade. Por isso, é importante consultar seu ginecologista obstetra antes de ingerir um medicamento. Confira aqui os medicamentos que podem ser ingeridos e aqueles que devem ser evitados pelas lactantes, esta lista foi elaborada pelo Ministério da Saúde. Algumas pílulas anticoncepcionais também podem afetar a saúde do bebê, veja quais pílulas são orientadas para as mulheres que amamentam aqui.

Descanse

Sabemos que cuidar de um bebê não é fácil, mas é essencial que a mulher consiga descansar pelo menos um pouco. Veja dicas de como a mãe pode encontrar um tempo para descansar aqui.

Cuidados no pós-parto

Cesárea ou parto normal, não importa, a mulher precisa ter alguns cuidados especiais no pós-parto. Confira quais cuidados ter no pós-parto normal aqui e veja os cuidados necessários no pós-parto cesárea aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários