Devo acordar o bebê para mamar?

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Recém-nascidos precisam se alimentar com frequência

Os recém-nascidos realmente precisam mamar com frequência, a cada duas ou três horas. “Eu, particularmente, nunca vi uma criança ficar mais de 3 ou 4 horas sem acordar para amamentar”, conta a pediatra Lucila Bizari F. do Prado, presidente do departamento de sono da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Bebês alimentandos com a fórmula podem ficar de 4 a 5 horas sem se alimentar, pois a digestão do leite artificial é mais lenta, isso também pode fazer com que fique mais difícil os pais perceberem que o pequeno quer mamar.

Portanto, não é orientado deixar o recém-nascido que ingere apenas o leite materno mais de 4 horas sem mamar e caso seu pequeno durma por um período maior que esse, a orientação é acordá-lo para mamar. No caso dos bebês que ingerem fórmula, os pais podem esperar um tempo maior entre a alimentação e deixá-lo dormir mais um pouco.

Cadastre-se

Algumas vezes a mãe pode não perceber alguns sinais sutis de que o bebê quer mamar. “Às vezes o pequeno só faz alguns movimentos com a boca de que está precisando mamar”, conta Prado.

Quando a criança começa a se alimentar bem, em torno de dois anos de idade, a mamadeira noturna deixa de ser necessária. Alguns pediatras inclusive defendem que a partir de um ano, essa amamentação noturna já pode não ser necessária. Saiba mais sobre a mamada noturna aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários