Dicas para deixar o leite materno ainda mais nutritivo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A alimentação da mãe e alguns outros hábitos contribuem muito para que o leite materno fique mais nutritivo

Nos seis primeiros meses de vida, o leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber. E depois disso, ele continua proporcionando uma série de benefícios para os pequenos (saiba mais sobre amamentação prolongada aqui).

Assim, todo leite materno é rico em nutrientes e proporciona uma série de benefícios para os bebês. Porém, algumas atitudes das mães podem tornar o leite materno ainda mais nutritivo para o bebê. São elas:

Cadastre-se

  • Evitar uso de medicamentos não compatíveis com a amamentação;
  • Ter uma alimentação equilibrada e saudável;
  • Oferecer o leite do início e do final da mamada, pois o leite do final da mamada tem maior teor de gordura e ajuda no ganho de peso;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas e fumo;
  • Aumentar a ingestão de água;

Como mencionado acima, a alimentação da mãe é crucial para que o leite materno fique ainda mais nutritivo. “A mãe deve ter uma alimentação variada e rica em alimentos saudáveis. É preciso ressaltar que isto não significa consumir alimentos caros e sim alimentos de alto valor nutritivo, de maior acessibilidade como frutas, legumes, verduras da época, proteínas de alto valor biológico a exemplo do leite e ovos”, explica a pediatra Graciete Oliveira, secretária do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Também é essencial que as mães evitem alimentos manufaturados como refrigerantes, excesso de café, salgadinhos, entre outros.

Saiba que alguns alimentos, como o alho, podem mudar o gosto do leite materno, mas isto não é um problema, muito pelo contrário. “A alimentação da mãe bem variada, ajuda a criança a aceitar melhor os diferentes sabores da alimentação complementar, pois o leite materno varia de acordo a alimentação materna”, explica Graciete Oliveira.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários