A dieta da lactante: o que comer e o que evitar

Por: Bruna Romanini

Saiba mais sobre a dieta da lactante, o que a mamãe que amamenta pode ingerir ou não

Não são apenas as grávidas que devem tomar cuidado com a alimentação, as lactantes também precisam ficar atentas a essa questão. Por isso, elas precisam comer de forma saudável de três em três horas e beber três litros de água por dia.

Algumas substâncias e alimentos podem ser prejudiciais para o bebê. “Café, álcool, cigarro e drogas passam para o leite materno. Há alimentos que podem levar a criança a ter problemas de pele e por isso o ideal seria evitá-los, são eles: o chocolate, o leite e derivados e nozes”, conta o mastologista AnastasioBerrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Lembre-se de conversar com o seu médico antes de tomar qualquer remédio, pois existem medicamentos que são contraindicados para as lactantes.

Cadastre-se

Além dos problemas de pele, se seu bebê sofre com cólicas, certos alimentos devem ser evitados pela mãe, pois favorecem o problema. São eles: alimentos picantes, vegetais da família das couves (couves, brócolis, couves-de-bruxelas, couve-flor, entre outros) e leguminosas (feijão, grão, fava, ervilha, entre outros). “Esses alimentos podem provocar flatulência (gases)”,  diz o pediatra e neonatologista Jorge Huberman.

É importante ressaltar que você só deve evitar o consumo de qualquer um desses alimentos se seu bebê apresentar complicações. Por exemplo, se você comeu feijão e o pequeno teve gases. Então, a princípio não é recomendado parar com o consumo de nenhum desses alimentos durante a amamentação, com exceção das bebidas alcoólicas. O consumo de café também requer atenção especial, saiba mais sobre o assunto aqui.

Confira uma ótima ideia de cardápio para a mulher que amamenta aqui.
Confira outras dicas para evitar as cólicas em recém-nascidos nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja como emagrecer com saúde no pós-parto aqui.

Confira outras boas dicas de alimentação para quem amamenta no post do nosso parceiro Roteiro Baby, clique aqui para acessar.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários