Leite materno: as cores e gostos normais e os que indicam problemas

Por: Bruna Romanini

Foto: Associação Australiana de Amamentação

Veja quais as cores normais do leite materno e as que são sinais de complicações e muito mais

O leite materno proporciona uma série de benefícios para a mãe e o bebê. Mas seu aspecto pode gerar algumas dúvidas entre as mães. Por isso, veja a seguir quais as cores normais do leite materno e as que indicam problema e entenda as mudanças no gosto do leite:

Cores do leite materno

Cadastre-se

Primeiro, é importante ressaltar que a cor do leite vai mudar naturalmente. O colostro, primeiro líquido que a mãe vai produzir logo quando o bebê nasce geralmente tem uma cor amarelada, enquanto o leite materno tem uma cor branca azulada no início e já no final da mamada começa a ficar mais um branco amarelado, devido à maior quantidade de gorduras. Porém, o leite também pode ter uma série de outras cores. A seguir, veja quais são essas outras cores e quando elas indicam problemas:

Leite rosa

O leite pode ficar rosa se a mãe comer muitos alimentos com forte cor roxa ou vermelha, como a beterraba. Mas o leite também pode ficar com esta cor porque está com um pouco de sangue. Veja mais abaixo o que fazer em casos de sangue no leite materno.

Leite amarelo ou laranja

Isto pode ocorrer se a mãe comeu grandes quantidade de alimentos laranjas como cenoura e abóbora. E geralmente não é motivo para preocupação.

Leite esverdeado

Isto pode ocorrer se a mãe comer muitas comidas com cor verde ou até mesmo azul, como vegetais verdes, algas e comidas com corantes azuis ou verdes.  Geralmente não é motivo para preocupação.

Leite preto

O leite preto pode ser causado por algumas medicações e também pode indicar presença de sangue. Saiba mais sobre sangue no leite materno mais abaixo.

Leite vermelho ou marrom

Isto geralmente indica que há sangue no leite. Saiba mais sobre sangue no leite mais abaixo.

Protuberâncias brancas e brilhantes no leite

Isto costuma acontecer quando a mãe tira o leite e o deixa na geladeira por muito tempo e não é um problema. Porém, se o leite apresentar muitas protuberâncias pode ser um sinal de mastite e é preciso conversar com seu médico sobre o assunto.

Presença de sangue no leite

Em geral, a presença de sangue no leite materno não indica problemas médicos graves, mas a mãe sempre deve entrar em contato com o médico se tiver sangue em seu leite.

É comum o sangue aparecer no leite materno ou no colostro nos primeiros dias da amamentação. Acredita-se que isto ocorre devido ao crescimento dos dutos por onde o leite passa e das células que produzem o leite materno. Isto ocorre por até sete dias.

Leites vermelho, rosa, preto, verde oliva, marrom ou cor de café podem indicar a presença de sangue. A principal causa de sangue no leite materno são lesões nos mamilos e é essencial buscar orientação médica se este for o seu caso. Saiba mais sobre os machucados ao amamentar aqui.

Uma causa menos comum para sangue no leite materno é um papiloma intraductal, algo semelhante a uma verruga que fica em um dos ductos de leite e que pode causar o sangramento. Se você suspeitar que este é o seu caso, é essencial conversar com seu médico sobre o assunto.

Mudanças no gosto ou cheiro do leite

É normal ocorrerem algumas mudanças no cheiro ou no gosto do seu leite materno. As alterações podem acontecer por uma série de motivos, sendo o principal deles a alimentação da mãe. O leite de algumas mães pode ficar com o cheiro ou o gosto de certas comidas que a mãe consumiu, como o alho, e isto é ótimo! Assim, o bebê já vai se acostumando com diferentes sabores antes mesmo de começar a consumir alimentos sólidos.

Outra possível causa para mudança no gosto do leite materno é o armazenamento. Quando o leite é retirado e armazenado uma enzima chamada lipase se quebra e leva à mudança de sabor do leite.  Para evitar que isso ocorra, você pode escaldar o leite materno logo após retirá-lo, antes de colocá-lo na geladeira ou congelador.

Fonte consultada:

Associação Australiana de Amamentação

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários