Maneiras incríveis de usar o leite materno além da amamentação

Por: Bruna Romanini

Foto: WikiHow

Combater espinhas, evitar bicos rachados e muito mais, os benefícios do leite materno vão muito além da amamentação

Que amamentar proporciona uma série de benefícios para a mãe o bebê você já está cansada de saber, né? Porém, você sabia que o leite materno pode ser usado de outras formas além da amamentação? O leite materno possui substâncias tão incríveis que são capazes de proporcionar muitos benefícios para a pele do bebê, da mãe e muito mais! Confira a seguir quais outros usos podem ser feitos do leite materno além da amamentação:

Evitar bico rachado

Cadastre-se

O leite materno é um grande aliado na prevenção das lesões nos seios. “O próprio leite materno é um ótimo hidratante, faça massagens nas aréolas com o líquido”, diz o mastologista AnastasioBerrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Por isso, após as mamadas, retire um pouco de leite e passe ao redor do seu mamilo e aréola e deixe secar naturalmente. Esta atitude vai ajudar a manter os mamilos hidratados e ainda proporciona uma barreira de proteção contra infecções! Caso seus seios já estejam machucados, continue com esta atitude e busque ajuda para médica. Veja mais dicas de como superar os machucados nos mamilos aqui.

Dermatite atópica em bebês

Dermatite atópica é uma das doenças que mais afeta a pele dos bebês. E uma pesquisa publicada na revista científica International Journal of Dermatology descobriu que passar o leite materno nas regiões afetadas contribui e muito para diminuir o problema. No estudo, o leite materno demonstrou ter a mesma eficácia que pomadas específicas para tratar o problema! Saiba mais sobre dermatite atópica aqui.

Aliado contra as espinhas

Você sofre com espinhas ou tem um filho adolescente que tem o problema? Saiba que o leite materno pode ser um grande aliado! Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que o leite materno conta com ácido láurico, substância que também é encontrada no óleo de coco, e que ajuda no combate à acne. Por isso, lavar bem o rosto e passar um pouco de leite materno na espinha pode contribuir no combate ao problema! Lembre-se que é sempre importante conversar antes com um dermatologista sobre o tratamento da acne.

Aliviar a dor dos dentinhos

Com o leite materno é possível fazer picolés ou chupetas de leite materno que de forma natural ajudam a aliviar a dor do nascimento dos dentinhos e ainda refrescam seu bebê nos dias de calor! Veja como preparar chupetas de leite materno aqui.

Fontes consultadas:

International Journal of Dermatology

Universidade da Califórnia

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários