Mulher que está amamentando pode tomar café? Descubra:

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Excesso de café entre mães que amamentam pode fazer com que o bebê fique com mais irritabilidade e agitado

A habilidade de metabolizar a cafeína é adquirida ao longo do primeiro ano de vida do bebê, portanto o consumo em excesso da substância por parte da mãe que amamenta pode fazer com que o bebê fique com mais irritabilidade e agitado. A seguir, confira trechos de uma entrevista feita pela Revista Científica de Pesquisas da Cafeína com a pediatra Ruth Lawrence, membro do Departamento de Pediatria da Universidade de Medicina de Rochester, Estados Unidos, sobre o consumo de cafeína entre as mulheres que amamentam:

Quais as implicações do consumo de cafeína pela mãe no bebê?

Cadastre-se

Dra. Ruth Lawrence: Nós descobrimos que o organismo do bebê não é capaz de metabolizar a cafeína, esta habilidade é adquirida ao longo do primeiro ano de vida. Aprendemos isto porque utilizamos cafeína na UTI neonatal para estimular os bebês a respirarem. Bebês com apneia ganhavam uma dose de cafeína. Quando começamos isso anos atrás descobrimos que pequenas quantidades já eram capazes de causar uma overdose rapidamente. Agora, eles recebem apenas uma dose por dia.

Diante disto, qual é a quantidade de cafeína considerada segura que uma mãe pode consumir?

Dra. Ruth Lawrence: Eu acho que uma quantidade segura é 300 mg de cafeína por dia. Porém, isto varia de acordo com a mãe e com o comportamento do bebê. Um dos maiores problemas é que as mulheres não percebem todas as diferentes fontes de cafeína, como o chocolate e os refrigerantes a base de cola, ou seja, não é apenas o café.

Como cada mãe que amamenta pode saber se consumir 300 mg de cafeína é seguro no seu caso?

Dra. Ruth Lawrence: Isto depende se a mãe bebeu café durante a gestação ou não e se o bebê está acostumado ou se já começou a metabolizar a cafeína. Haverá uma variação. Alguns indivíduos são mais sensíveis do que outros. Se uma criança é muito inquieta, acorda e se irrita com facilidade é importante reduzir ainda mais a quantidade de cafeína.

Veja outros fatores inesperados que afetam o leite materno aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários