O que a mãe que amamenta pode ou não fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Descubra se a mãe que amamenta pode tingir os cabelos, tomar café e mais

A amamentação é um momento de muitas dúvidas, especialmente sobre o que realmente afeta o leite materno e aquilo que não passa de mito. Por isso, veja a seguir o que a mãe que amamenta deve evitar e o que pode fazer:

A mãe que amamenta pode tomar café?

Cadastre-se

A mulher que amamenta pode tomar café e outras fontes de cafeína, como alguns chás, chocolate, entre outros, porém sem exageros. A princípio quantidades moderadas desses alimentos não transmitem cafeína ao pequeno. Porém, quando ingeridos em excesso, a cafeína pode passar para o leite materno e afetar o sono do bebê, deixando-o mais alerta.

A orientação do Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido é não ultrapassar o consumo de 300 mg de cafeína por dia. Para se ter uma ideia das quantidades, confira o quanto de cafeína possuem as fontes mais comuns desta substância:

  • Uma xícara de 50 ml de café tem 100 mg de cafeína;
  • Uma xícara de chá tem em média 75 mg de cafeína;
  • Uma lata de Coca-cola tem em média 40 mg de cafeína;
  • 50 gramas de chocolate têm em média 50 mg de cafeína.

Evite bebidas energéticas que podem conter uma quantidade muito alta de cafeína.

A mãe que amamenta pode tomar bebidas alcoólicas?

O álcool pode passar para o leite materno, por isso é melhor evitar o seu consumo enquanto amamenta. Além disso, é importante ressaltar que ao contrário da crença popular, beber cerveja não aumenta a produção de leite materno. Muito pelo contrário, o álcool pode alterar o sabor do leite materno, fazendo com que o bebê não goste e consuma menos. Além disso, o consumo frequente de álcool pode reduzir a produção de leite materno.

Caso você decida consumir uma bebida alcoólica é melhor fazer isso após ter amamentado o bebê, do que antes. E procure ficar cerca de duas horas sem amamentar após o consumo da bebida.

A mãe que amamenta pode tingir os cabelos?

Não há muitas informações sobre este assunto. Porém, sabe-se que apenas uma parte muito pequena dos químicos presentes na tintura de cabelo passam para a corrente sanguínea. De modo que é realmente muito difícil que os químicos da tintura passem para o leite materno. Mas é sempre interessante conversar com o pediatra do seu filho ou com seu ginecologista sobre o assunto.

A mãe que amamenta pode tomar remédios?

A grande maioria dos medicamentos não irá afetar o leite materno. Porém, há aqueles que podem de fato ser prejudiciais. Os problemas dos medicamentos podem envolver desde queda na produção de leite materno até um leite que pode afetar a saúde do bebê que o consumiu. Por isso, é essencial sempre avisar o médico que te receitou o remédio que você está amamentando e nunca se automedicar.

A mãe que amamenta pode tomar anticoncepcionais?

A mãe que amamenta pode tomar anticoncepcionais, porém precisa escolher o tipo certo. “Quem quiser contraceptivos, deve escolher aqueles a base de progesterona enquanto a amamentação for exclusiva para que a qualidade do leite materno não seja diminuída”, observa a ginecologista obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz.

A mãe que amamenta pode praticar exercícios?

A prática de exercícios moderados entre as mães que amamentam é muito bem-vinda. Porém, os exercícios em excesso, que causam a exaustão, não são orientados. Isto porque eles podem afetar a produção de leite materno.

A mãe que amamenta pode comer peixe?

O peixe é um alimento muito saudável, porém, alguns deles não são orientados para as mães que amamentam. Isto porque eles podem conter mercúrio, um metal que está presente naturalmente no ambiente mas que aumenta por conta de poluição industrial. A maioria das pessoas não é afetada pela quantidade de mercúrio presente nos peixes, mas em bebês o mercúrio pode afetar o sistema nervoso. Por isso, mães que amamentam e gestantes precisam evitar o peixes com maiores quantidades de mercúrio como cavala e tubarão. Opte por versões com menos mercúrio, como atum em lata e salmão.

A mãe que amamenta pode usar homeopatia e ervas medicinais?

A maioria dos medicamentos homeopáticos e das ervas medicinais não são prejudiciais para a saúde da mãe ou do bebê. Porém, continua essencial não tomar esses medicamentos homeopáticos ou as ervas medicinais por conta própria. Só os ingira após orientação médica.

Fontes consultadas:

Academia Americana de Pediatria

Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários