Reflexo de ejeção do leite materno: saiba tudo sobre

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda o que é o reflexo de ejeção do leite materno e sua importância para a amamentação

Acontece com muitas mamães que estão amamentando: está tudo bem, ela pode estar amamentando naquele exato momento ou não, e de repente a mamãe sente um formigamento nos seios ou os seios ficam muito cheios rapidamente. Bom, se isto já ocorreu com você, saiba que se trata do reflexo de ejeção do leite materno!

O reflexo de ejeção do leite materno geralmente ocorre quando ao mamar o bebê desperta pequenos nervos nos mamilos. Estes nervos mandam um recado para o cérebro fazendo com que hormônios sejam liberados.

Cadastre-se

Um dos hormônios que é liberado durante este processo é a prolactina que contribui para a produção de leite materno. O outro hormônio é a ocitocina que faz com que os seios liberem o leite.

Assim, o reflexo de ejeção é o que faz com que o leite fique disponível para o seu bebê. Ele também faz com que as células dentro dos seios se contraiam e expandam fazendo com que o leite passe pelos dutos mamários e chegue até seu bebê.

O reflexo de ejeção não ocorre apenas na amamentação, ele pode aparecer apenas porque a mamãe pensou em seu bebê ou ao tocar nos seus seios.

No reflexo de ejeção além de sentir o formigamento e os seios encherem rapidamente, a mulher também pode notar o leite escorrendo do seio e uma mudança na maneira como o bebê está mamando.

Nos primeiros dias da amamentação, a mulher também pode sentir seu útero contraindo. O reflexo de ejeção geralmente ocorre mais de uma vez durante cada mamada, mas as mães costumam notar apenas o primeiro. Esses outros reflexos de ejeção ocorrem em resposta a mudanças na maneira como o bebê está sugando. Algumas mulheres podem sentir o reflexo de ejeção nos primeiros dias de amamentação e depois não sentir mais.

O que fazer para ajudar que o reflexo de ejeção ocorra:

  • Relaxe: Enquanto amamenta seu bebê, respire de forma devagar e profunda. Algumas mães gostam de beber algo quente antes da amamentação e ouvir uma música. O calor também ajuda, por exemplo, tomar um banho quente;
  • Massageie gentilmente os seus seios. Com a palma da mão ou a ponta do dedo massageie seu seio na direção do mamilo;
  • Pense no seu bebê: se você estiver retirando seu leite uma boa ideia para ajudar no fluxo é pensar no seu bebê, se ele não estiver por perto;
  • Peça ajuda: seu companheiro (a) ou um familiar pode te ajudar a relaxar fazendo uma massagem.

Fonte consultada:

Associação Australiana de Amamentação

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários