Vazamento do leite: saiba tudo sobre

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja como prevenir o vazamento nos seios e o que fazer quando ele ocorre

É normal ocorrer o vazamento do leite, especialmente nos primeiros dias com o bebê. “Isto porque nos primeiros dias não se organizou o equilíbrio da produção e demanda de leite materno, então a criança não mama tanto quanto a mãe produz”, explica o pediatra Roberto Isler, membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e consultor internacional em lactação certificado pelo Internation Board of Lactation Consultant Examiners.

Até mesmo a lembrança do bebê pode causar a liberação de um hormônio que irá fazer com que o leite vaze.

Cadastre-se

Como prevenir o vazamento de leite

Quando a mãe sentir que os seios estão cheios e prestes a vazar, a melhor estratégia é oferecer o peito ao pequeno. Aumentar a frequência das mamadas também é interessante. Caso o bebê não esteja com vontade de mamar, a mãe pode ter outra atitude. “Ela pode ir para baixo do chuveiro e deixar cair água morna nos seios para esgotar um pouco o leite”, orienta Roberto Isler.

Outra boa alternativa caso a mãe produza mais leite do que o bebê consiga ingerir é doar o leite materno. “A doação de leite materno é muito importante para os bebês hospitalizados. Os bancos de leite vão buscar o leite materno na casa da mulher e passam a orientação sobre como deve ser a retirada”, conta Roberto Isler. Saiba mais sobre a doação de leite materno aqui.

O leite está vazando

Quando o leite está vazando a mãe pode utilizar conchas ou os absorventes nos seios. Porém, não é interessante utilizá-los com frequência, pois eles podem fazer com que o ambiente fique muito úmido e favorecer problemas na região. Os absorventes de seio não devem ser utilizados quando a mulher está com fissuras nas mamas. Isto porque cada vez que os absorventes forem retirados, irá sair também as casquinhas dos seios o que irá dificultar a cicatrização da região.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários