Bebê não quer ir com outras pessoas: o que fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda por que alguns bebês não gostam de ir com outras pessoas e como lidar nestes casos

Alguns bebês podem passar por momentos em que não se sentem confortáveis ao ir com outras pessoas além dos pais ou amigos e familiares próximos. “Os bebês, assim como as outras pessoas, não são iguais. Temos uma parte de nossa personalidade que é constitucional, nascemos com algumas características próprias. Muito provavelmente são indivíduos mais tímidos, que quando forem maiores também irão mais devagar, mas não com menos eficiência, desbravar novos ambientes ou estabelecer novos relacionamentos”, explica a psicopedagoga Rosangela Hasegawa, diretora do Evolve Berçário e Colégio Infantil.

Quando o bebê não quer ir com alguém é importante não o forçar e não o deixar chorando sem amparo. “O entendimento do bebê sobre as coisas é muito diferente do de outras pessoas. Isso pode gerar uma angústia e um desconforto tamanho, que terá mais consequências negativas que positivas. As angústias sentidas pelos bebês invadem-no de tal forma e sem compreensão alguma, que é como se o mundo fosse todo ruim. Ele não precisa desta experiência para que marque sua percepção inicial das coisas”, destaca Rosangela Hasegawa.

Cadastre-se

Nas situações em que o bebê não quer ir com outras pessoas algumas atitudes podem ajudar. “Deixe o bebê se aventurar pouco a pouco, de preferência com pessoas que fazem parte de sua rotina, para que vá percebendo que é seguro dar ‘passos’ em direção a outros colos”, afirma Rosangela Hasegawa.

Às vezes também é importante que os pais mudem as próprias atitudes. “Alguns não se sentem confortáveis em deixar outros pegarem os filhos. Esse desconforto pode ser sentido pelo bebê, e isso fazer com que fique inseguro”, diz Rosangela Hasegawa. Assim, é essencial que os pais se sintam tranquilos quanto aos filhos estarem com outras pessoas e pouco a pouco permitam que esses outros indivíduos peguem seus filhos.

Saiba o que fazer quando o bebê só quer colo aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários