Bolsa do bebê: o que colocar e como organizar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais itens adicionar na bolsa do bebê e como escolher e organizar esta bolsa

As mamães sabem bem que qualquer passeio com o bebê exige um grande planejamento. Por isso, é essencial saber o que colocar na bolsa de bebê para cada tipo de saída, passeios curtos, longos e viagens.

A baby planner Lorena Braga, de São Luís do Maranhão, lista o que levar na bolsa de bebê em cada tipo de passeio durante o primeiro ano do pequeno, dá dicas sobre como organizar a bolsa de bebê e apresenta alguns cuidados necessários para escolher o objeto e alguns itens que irão nele.

Cadastre-se

Bolsa de bebê em passeios curtos

-1 fralda descartável ou mais, caso ache necessário

-1 pacote de lenços umedecidos

-1 pomada contra assaduras

-1 troca de roupa

-1 fralda de pano ou 2 panos de boca

Bolsa de bebê em passeios longos

Saiba o que levar quando for sair de casa por mais de duas horas.

-2 fraldas descartáveis ou mais caso julgue necessário

-1 pacote de lenços umedecidos

-1 pomada contra assaduras

-2 trocas de roupas, se for um bebê que regurgita muito, levar 3 trocas de roupa.

-2 fraldas de pano ou 4 panos de boca, se for um bebê que regurgita muito leve 3 fraldas de pano ou 5 panos de boca

-Se o bebê não mamar mais exclusivamente no peito, acrescente um copo com água e 2 frutas ou papas de frutas. Caso o bebê consuma outros leites, além do materno, e estiver no horário da bebida, acrescente também um recipiente com as medidas do leite

Bolsa de bebê em casos de viagens
Saiba o que levar caso fique fora de casa por um dia ou mais.

-Fraldas descartáveis

-Pacotes de lenços umedecidos

-Pomadas contra assaduras

-Trocas de roupas

-Shampoo, condicionador, sabonete, pente, perfume, hidratante

-Toalha

-Algodão e tesoura

-Fraldas de pano

-Protetor solar se for para a praia ou piscina

-Remédios que no momento o bebê possa estar tomando e remédios de emergência para febre, queimaduras, quedas, alergias, entre outros, mas sempre com indicação do médico pediatra

-Brinquedos preferidos do bebê

-Se o bebê não mama mais exclusivamente no peito acrescente o leite que ele toma, frutas, papinhas prontas e biscoitos que ele já está acostumado a comer.

Cuidados com alguns itens da bolsa de bebê  

São necessários alguns cuidados com os objetivos que irão na bolsa de bebê. Um desses cuidados é a escolha do recipiente. “É preciso prestar atenção com os vazamentos. Imagina você arrumar a bolsa com tudo organizadinho, vai passear e quando precisa pegar alguma coisa dentro da bolsa percebe que está tudo molhado. Por isso, sempre que for comprar mamadeiras ou copos, verifique se são anti-vazamento, ou seja, pode virar em todas as direções que a água ou suco ou leite não vazam”, orienta a baby planner Lorena Braga.

Também são necessários alguns cuidados com os utensílios térmicos. “Primeiramente escolha um que caiba na bolsa e que haja espaço para as demais coisas do bebê. Segundo, se são livres de BPA, que é o apelido de uma substância chamada Bisfenol A. Essa substância é usada na produção de plástico policarbonato (PC) e garante a sua maleabilidade. Utensílios de plástico que contém BPA, quando utilizados, principalmente, aquecidos, soltam vestígios desta substância e, ao ser ingerida, pode causar danos irreparáveis ao organismo, principalmente de bebês e crianças”, diz Lorena Braga.

Como escolher a bolsa de bebê
Vale comprar uma bolsa pequena para passeios curtos e uma bolsa média para passeios longos. Ao comprar verifique se o material da bolsa é fácil de limpare setem um bolso menor na frente e o bolso principal. Note se a parte interna tem divisórias que permite separar as coisinhas do bebê e também observe se o material permite uma durabilidade maior, se não vai rasgar com facilidade, descascar, quebrar, entre outros problemas”, diz Lorena Braga.

Como organizar a bolsa de bebê
No bolso da frente coloque fraldas descartáveis, pomada, lenço umedecido e objetos menores como pente, perfume, entre outros. No bolso principal coloque a troca de roupas, fraldas de pano e ao lado deles, o lanche. “Em cima deles ainda vai sobrar um pouco de espaço, onde você vai colocar o recipiente com o leite. Normalmente, essas bolsas vêm com um bolsinho nas laterais. Neles vai o copo de água ou a mamadeira e/ou chupetas”, conta Lorena Braga.

Saiba como organizar a mala de maternidade nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários