Conselhos famosos sobre sono do bebê que estão errados

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Além de não ajudarem o bebê a dormir, algumas destas atitudes ainda podem causar problemas de saúde

Quando se trata de fazer o bebê dormir, TODO MUNDO tem um conselho para dar. Contudo, saiba que existem alguns conselhos que não ajudam a fazer o bebê a dormir e ainda podem causar problemas de saúde. Veja quais são eles a seguir:

Bebê deve dormir no próprio quarto

Cadastre-se

Você provavelmente já deve ter ouvido que “o bebê precisa aprender a dormir no próprio quarto”. De fato, isto é necessário, mas pelo menos não nos doze primeiros meses de vida. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), colocar o bebê para dormir no quarto dos pais nos doze primeiros meses de vida ajuda a diminuir muito o risco de morte súbita.

Ainda de acordo com a orientação da AAP, o bebê deve dormir perto dos pais, mas em uma superfície diferente. Esta superfície diferente pode ser aquela espécie de berço adaptado para ficar acoplado em um dos lados da cama dos pais ou colocando o berço do bebê ao lado da cama dos pais. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Deixe o bebê chorar

Você certamente já deve ter ouvido falar na técnica do choro controlado, que envolve deixar o bebê chorando por algum tempo antes de ir ajudá-lo. A ideia é que desta forma o bebê irá aprender a se acalmar e a dormir sozinho.

Contudo, deixar o bebê chorar pode causar sérios problemas. “Quando atendemos prontamente um bebê essa é a nossa forma de dizer para ele: ‘está tudo bem, nós iremos lhe ajudar a compreender o que se passa!’. Quando atendemos às suas necessidades – seja de comer, de dormir, de ser aquecido, de estar em movimento, ou mesmo de calor humano, nós enviamos a mensagem para o bebê de que o mundo pode ajudá-lo e que o respeita”, observa a psicóloga Patrícia Lomonaco, da Equipe Shantala Neles.

Pouco a pouco, uma vez que as experiências de responder ao bebê se repetem com constância, ele poderá construir uma imagem interna do mundo ao seu redor e aumentar a sua possibilidade de espera. “Deixar o bebê chorando funciona para fazê-lo parar de chorar apenas porque ele desiste de pedir por algo que não virá, já atender ao bebê dá ferramentas para que ele comece a reconhecer as suas próprias necessidades, se sinta respeitado, e possa desenvolver autoconfiança e confiança no mundo ao seu redor”, conclui a psicóloga Gabriella Demarque, da Equipe Shantala Neles.

Não dê chupeta ao bebê na hora de dormir

Muitas pessoas ainda defendem que a chupeta não deve ser dada ao bebê de jeito nenhum e isso inclui na hora de dormir. Contudo, a Academia Americana de Pediatria descobriu que dar chupeta para o bebê na hora de dormir reduz o risco de morte súbita de 50 a 90%. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Dê mamadeira pro bebê dormir mais

Uma crença muito famosa é de que dar mamadeira ou mesmo algo sólido para o bebê comer antes de dormir fará com que ele durma a noite inteira. Contudo, uma pesquisa feita pela Swansea University Prifysgol Abertawe descobriu que isto não é verdade e ainda pode ser perigoso. De acordo com os pesquisadores, bebês que comem antes de dormir não vão dormir a noite inteira e ainda correm maior risco de desenvolver obesidade.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários