Cuidados com bebê que parecem errados, mas estão certos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Alguns desses cuidados com bebê ajudam a reduzir o risco de morte súbita pela metade

Existem alguns cuidados com o bebê que muitos pais, e até alguns profissionais de saúde, acreditam que são prejudiciais para os pequenos. Mas na verdade eles proporcionam benefícios incríveis para os bebês! Veja quais são a seguir:

Colocar o bebê no quarto dos pais

Cadastre-se

Por muito tempo se acreditou que o ideal era deixar o bebê no próprio quarto e não no quarto dos pais. Então, surgiram uma série de dicas de como fazer o bebê dormir no próprio quarto, além das poltronas de amamentação e outras estratégias para que a mãe conseguisse ficar no quartinho com o pequeno até ele dormir.

Porém, agora a Academia Americana de Pediatria (AAP) acaba de lançar a orientação de que o bebê deve dormir no quarto dos pais até os 12 meses de vida. Ainda de acordo com a nova orientação, o bebê deve dormir perto dos pais, mas em uma superfície diferente. Esta superfície diferente pode ser aquela espécie de berço adaptado para ficar acoplado em um dos lados da cama dos pais ou colocando o berço do bebê ao lado da cama dos pais.

De acordo com a AAP, esta atitude faz o risco de morte súbita do bebê diminuir pela metade! Os pediatras afirmam que o ideal seria colocar o bebê para dormir no quarto dos pais até completar um ano, porém, o tempo mínimo para o pequeno ficar no quarto com os papais é até os seis meses. Isto porque os primeiros seis meses são a fase em que o risco de morte súbita é maior. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Dar chupeta para o bebê

A chupeta já foi MUITO criticada pelos profissionais de saúde. Porém, agora, a Academia Americana de Pediatra (AAP) passou a orientar que os pais tentem oferecer a chupeta na hora do bebê dormir e tirar suas sonecas. Após revisar uma série de estudos sobre o assunto, a AAP concluiu que oferecer chupeta para o bebê na hora de dormir reduz o risco de morte súbita de 50 a 90%!

Os pediatras ainda não sabem como a chupeta consegue prevenir a morte súbita, mas os especialistas estão estudando a possibilidade do uso da chupeta contribuir para manter as vias aéreas abertas durante o sono. Mesmo quando a chupeta cai da boca do bebê durante o sono, os riscos de morte súbita continuam menores. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Deixar o bebê fresquinho

É natural que todo o pai e toda mãe se preocupe em não deixar seu bebê passar frio e procure mantê-lo quentinho sempre. Porém, o problema é que nessa tentativa de evitar que o bebê passe frio, os pais podem fazer com que ele sinta MUITO calor. E então o bebê pode ficar aquecido demais o que aumenta o risco de morte súbita.

Para evitar aquecer o bebê demais é importante saber que geralmente o pequeno só precisa de uma camada de roupa a mais do que o adulto. E evite colocar gorros no bebê na hora de dormir e não exagere nas cobertas. Saiba que quando está com calor o bebê começa a suar e seu peito fica quente, diante desses sinais é importante diminuir as camadas de roupa ou as cobertas.

Deixar o bebê de barriga para baixo

Na hora de dormir é essencial colocar o bebê com a barriga para cima, isto porque a posição ajuda a reduzir os casos de morte súbita em até 70%. Porém, quando o bebê estiver acordado é importante deixa-lo por alguns minutos com a barriga para baixo. Isto deve ser feito sempre com a presença de um adulto. Esta atitude ajuda a evitar que a cabeça do bebê fique achatada e também contribui muito para o desenvolvimento do pequeno. Saiba tudo sobre o assunto aqui.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários