Desenvolvimento psicomotor e intelectual do seu bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda como é a primeira fase do desenvolvimento intelectual do bebê e como você pode ajuda-lo

Do nascimento até cerca de 24 meses seu bebê passa pelo estágio sensório-motor, segundo o renomado psicólogo e filósofo Jean Piaget. Nesta fase, o desenvolvimento intelectual do seu bebê se dá na forma como o pequeno percebe o ambiente e age sobre ele.

Assim, durante os primeiros meses de vida, seu bebê compreende o mundo vendo, sugando e pegando tudo a sua volta. No primeiro mês de vida o bebê reage ao que está diante de si, ele pega o que está em suas mãos, mama o que é colocado em sua boca e enxerga apenas o que está diante de si. Com o passar do tempo seu bebê se torna capaz de repetir intencionalmente reações que tem resultados agradáveis.

Cadastre-se

No estágio sensório-motor, o bebê é capaz de perceber as coisas e as pessoas, mas não pode imaginá-las e nem as nomear por meio de palavras. Trata-se de uma inteligência mais prática em que as noções de espaço e tempo são construídas pela ação. Assim, o contato do bebê com o ambiente é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

Este estágio termina quando a criança adquire a capacidade de criar um sistema de símbolos e começa a realizar o uso da linguagem.

Como estimular o desenvolvimento intelectual do bebê

Piaget defende que para estimular o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, o bebê deve receber desde os primeiros dias de vida o estímulo visual, auditivo e tátil.

Por isso, converse muito com o seu bebê, isto será um grande estímulo à fala. Também procure olhar nos olhos dele durante a amamentação, isto irá estimular o vínculo entre mãe e bebê. Faça muito carinho no seu bebê e transmita segurança a ele por meio do seu toque.

Outro ponto importante é que o bebê tenha à sua disposição diversos objetos que possa manipular, como chocalhos, móbiles e mordedores. Afinal, nesta fase o bebê irá conhecer o mundo ao agir sobre ele, brincando com seus chocalhos, mordedores e outros.

Fonte consultada:

Texto elaborado com base em publicações científicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Conheça os marcos no desenvolvimento do bebê até os seis meses aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários