Dicas para descansar nos primeiros dias com o bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Confira estratégias que ajudam a mãe a relaxar um pouco com o recém-nascido

Sabemos que os primeiros dias com o recém-nascido não são nada fáceis. O pequeno acorda com frequência, a mãe ainda está se adaptando à amamentação e à nova vida. Contudo, é essencial que a mãe consiga descansar pelo menos um pouco. “Isto porque com o descanso a produção de leite para a amamentação é maior. Além disso, também ajuda a mulher a recuperar as energias dos momentos de tensão e expectativas vividos no final da gestação e no parto”, explica a enfermeira e berçarista Kelly Barros, do colégio Evolve de Educação Infantil.

Por isso, confira algumas atitudes que ajudam a mãe a descansar um pouco nos primeiros dias com o bebê:

Cadastre-se

Cochile com o bebê

O recém-nascido passa a maior parte do tempo dormindo, por isso, é importante que a mãe aproveite esses momentos para dormir também. “Assim, ela consegue recuperar suas energias e estar tranquila para os cuidados constantes com seu bebê”, diz Kelly Barros.

Participação do pai

É essencial que o pai participe dos cuidados com o bebê desde os primeiros dias de vida. A única atividade que ele não pode exercer é amamentar, contudo ele é plenamente capaz de trocar fraldas, dar banho, entre outras. Veja dicas de como o pai pode ser mais participativo na criação do bebê aqui.

Peça ajuda

Nos primeiros dias com o bebê, não tenha vergonha de pedir ajuda aos familiares e amigos. “O auxílio dos familiares é sempre bem-vindo, pois alivia a tensão e a preocupação da mãe e o bebê se sente acolhido e protegido por todos”, constata Kelly Barros. Entenda a importância dos avós na criação dos netos aqui.

Programe-se

Uma boa dica é preparar algumas refeições no final da gestação e deixá-las congeladas para serem consumidas nos primeiros dias com o bebê. “Pode ser uma boa ideia pela praticidade, porém a mãe deve se alimentar muito bem, e alimentos frescos e saudáveis também devem fazer parte da dieta, principalmente pelo fato de estar amamentando e se recuperando de um parto, seja ele normal ou cesárea”, orienta Kelly Barros.

Comece a criar uma rotina

As mães podem começar a criar uma rotina para ela e para o bebê, como horários para banho, visitas e cochilos. Veja outras dicas de como criar uma rotina para o bebê aqui.

Tudo em paz

É interessante que a mãe procure se manter o mais tranquila dentro do possível. “Também é importante manter a paz no ambiente”, afirma Kelly Barros. Assim, evite músicas altas ou a televisão no volume máximo e visitas frequentes e com muitas pessoas.

Veja mais

temperamento-dificil-bebe

Deixe uma resposta

Comentários