Estudos descobre por que bebê repete sílabas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O bebê faz a famosa lalação para ouvir a própria voz, segundo os especialistas

Uma pesquisa publicada no Journal of Experimental Child Psychology descobriu que os bebês repetem sílabas, a famosa lalação com sílabas repetidas como “Ma-ma” ou “Da-da”, para ouvir a própria voz.  E que isto é extremamente importante para o desenvolvimento da linguagem.

Os estudiosos perceberam que ao contrário das demais crianças, os bebês surdos raramente repetiam a mesma sílaba. Eles só passavam a fazer isso quando recebiam o aparelho de surdez.

Cadastre-se

O estudo contou com a participação de 43 crianças, sendo que 16 delas eram surdas e 27 tinham a audição normal.

Os pesquisadores acreditam que este estudo mostra o quanto os bebês conseguem aprender com suas próprias experiências, no caso com a repetição de sílabas. Mas ressaltam que para o desenvolvimento da linguagem continua extremamente importante conversar com o seu bebê. Os bebês começam a repetir sílabas por volta de seis meses de vida.

Um estudo anterior havia descoberto que no início o bebê só consegue realizar alguns sons e outros não devido à estrutura de sua boca e seu controle motor limitado. No início, a língua do bebê é muito grande para a sua boca. As letras “D” e “M” são alguns dos primeiros sons que o pequeno consegue produzir. Já o “P” costuma ser dito somente por volta dos 9 meses, ainda segundo o estudo.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários