Lencinhos umedecidos estão causando graves alergias na pele, alerta estudo

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Uma substância presente nos lencinhos umedecidos chamada Metilisotiazolinona estaria causando alergias

Uma menina de oito anos estava com  constante alergia na região da boca há meses. Sua médica, a dermatologista e pediatra Dra. Mary Wu Chang, professora da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, já havia tentado diversos tratamentos e nada resolvia o problema. “Foi quando eu perguntei para a mãe se ela usava lencinhos umedecidos na menina e ela me respondeu que sim. A mãe limpava o rosto da menina com os lencinhos, especialmente a região da boca”, contou a Dra. Mary Wu Chang em entrevista ao NBC News. A médica mandou que os lencinhos parassem de ser usados e então a alergia da menina acabou.

A Dra. Mary Wu Chang decidiu pesquisar mais sobre o assunto e analisou outros sete casos de alergias na pele de crianças. Em seus estudos, ela descobriu que alguns lencinhos umedecidos e outros produtos de higiene, como certos sabonetes, contam com uma substância chamada Metilisotiazolinona (MI). De acordo com a médica, é esta substância que está causando alergias em algumas crianças, bebês e adultos.

Cadastre-se

Diversas pesquisas também apontaram casos de reações alérgicas devido a substância. “Acho que existem mais casos do que sabemos, só que eles acabam sendo confundidos com outros problemas de pele”, observa a Dra. Mary Wu Chang.

O caso é tão sério que algumas marcas, como a Johnson & Johnson, retiraram a substância da composição de seus lencinhos umedecidos e outros produtos.

Diante disso, a Dra. Mary Wu Chang orienta que os pais evitem o uso do lencinho umedecido na troca de fraldas em casa e só usem o produto quando estiverem passeando.

Outro estudo já descobriu problemas diferentes relacionados ao lenço umedecido, confira aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários