Nomes de bebê: estudo aponta como eles afetam a personalidade

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda como os nomes de bebê podem influenciar a personalidade dos pequenos ao longo da vida

Nomes de bebê, para a maioria dos pais escolher o ideal para seu pequeno não é uma tarefa fácil. E agora, uma pesquisa feita pela Universidade de Northwestern em Illinois, Estados Unidos, ressalta a importância de acertar na escolha do nome.

De acordo com os pesquisadores, o nome escolhido pelos pais, pode influenciar e muito a personalidade do bebê, sendo que alguns nomes podem até aumentar as chances do bebê ter um mal comportamento ou dificuldade de aprendizado! A seguir, veja os tipos de nomes que podem influenciar na personalidade do bebê:

Cadastre-se

Nomes únicos

Optar por colocar no bebê um nome diferente e um tanto incomum pode gerar algumas mudanças de comportamento. “Escolher um nome diferente para o filho pode estar muito relacionado à maneira como os pais querem criar o filho. Pais que dão um nome incomum para o filho geralmente querem que ele seja único e se destaque dos demais e então eles provavelmente terão um jeito de criar o filho que irá valorizar essa singularidade”, explica David Figlio, professor da Universidade de Northwestern e autor do estudo.

Nomes que se soletram de formas diferentes

Frequentemente os pais optam por nomes comuns, mas que se soletram de um jeito diferente, como Giovanna ao invés de Giovana ou Gabrielly ao invés de Gabrielle. De acordo com Figlio, crianças com nomes que são soletrados de um jeito diferente podem ter maior dificuldade para aprender a ler e a soletrar.

Figlio também observou que a confiança dessas crianças pode ser abalada. “Isso sugere muito sobre a internalização. Se você tem uma filha chamada Jennifer, mas está escrito com  “G ” ao invés de “J”, ela provavelmente vai ouvir dos professores coisas como: ‘Tem certeza que seu nome está escrito dessa maneira?’. E isso pode ser incrivelmente difícil na confiança de uma pessoa”, destaca Figlio.

Meninos com nomes que parecem de meninas

Segundo o estudo, outro tipo de nome que pode gerar problemas no comportamento são o de meninos cujos nomes são mais femininos ou podem servir para meninos e meninas, como: Ariel, Noah, Kim, Darci, Alex e Juraci.

De acordo com a pesquisa, meninos com este tipo de nome tendem a ser mais mal comportados do que os meninos com nomes mais masculinos como João ou Pedro, especialmente na escola. “Notamos que quando essas crianças chegam na sexta série os problemas de disciplina aumentam muito para meninos com nomes mais femininos e os problemas são ainda mais intensos se tem uma menina na classe com o mesmo nome desse menino, por exemplo, na sala de aula tem uma Darci menina e um Darci menino”, conta Figlio.

O pesquisador também notou que meninas com nomes mais masculinos ou de gênero neutro tendem a preferir áreas que geralmente tem maior preferência entre os homens, como a matemática.

Nomes comuns

De acordo com o estudo, bebês que ganham nomes mais comuns não terão maiores problemas na personalidade ou no comportamento devido ao nome.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários