O papel das tias e tios na vida do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Eles são muito importantes, mas é preciso que tenham alguns limites na educação do bebê

As tias e tios são figuras muito importantes na vida do seu bebê. “Esses parentes próximos são recursos a mais na criação da criança, no sentido de ter várias pessoas com quem se pode contar. É interessante que quando os filhos estão mal com os pais, recorrem aos avós e aos tios. Eles podem dar mais segurança para a criança”, observa a psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano, coautora do livro Puericultura – Princípios e Práticas (editora Atheneu).

O papel dos tios e tias na criação do bebê

Cadastre-se

Os tios e tias ajudam a dar um suporte na criação dos pequenos quando os pais precisarem. “Principalmente no começo, pois com o primeiro filho a vida do casal vira de pernas proar, literalmente. Eles podem ajudar no que os pais precisarem, mas quem tem que criar a criança tem que ser os pais. Eles podem ajudar em emergências, quando os pais estiverem cansados”, diz Ana Cássia Maturano.

É preciso que os tios e tias tenham um cuidado especial na hora de opinar sobre a criação do pequeno. “Os palpites devem ser dados na medida em que os pais aceitam. Lembrando sempre que as decisões cabem aos pais. Os pais são soberanos nas decisões. Às vezes os tios se sentem muito podendo ‘botar a colher’. Tem tios que parecem tomar a frente dos pais, se sentem meio ‘os pais da criança’ e isto é errado. Os tios podem dar palpites, mas devem tomar cuidado, lembrando que os pais são os outros e não eles. São figuras importantes, mas não substituem os pais”, explica Ana Cássia Maturano.

Como não cabe aos tios e tias o papel de ser o principal educador, eles costumam ser aquelas figuras mais divertidas aos olhos da criança e isto é bom! “Tios também devem impor limites, mas tem que ter essas figuras que tornam as coisas mais leves, até para ajudar a criança a enfrentar as obrigações do dia a dia. É como o que acontece com os avós. O tio é aquele que dá presente fora de hora, por exemplo. Os pais não podem fazer isso, mas os tios sim”, afirma Ana Cássia Maturano.

Veja o papel dos avós na criação dos bebês aqui. 

Veja mais

temperamento-dificil-bebe

Deixe uma resposta

Comentários