O que os pais devem observar nos primeiros 6 meses do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Prestar atenção nestes comportamentos ajuda a identificar se há problemas no desenvolvimento ou não

É importante que os pais fiquem atentos a uma série de comportamentos do bebê nos seis primeiros meses de vida. Prestar a devida atenção a estes comportamentos permitirá que os papais saibam se o desenvolvimento do bebê está correto ou não. E que possam agir rapidamente caso notem algum problema. A seguir, confira quais os comportamentos que os pais devem prestar atenção nos primeiros seis meses do bebê:

O olhar do bebê

Cadastre-se

Um dos primeiros sinais de que o desenvolvimento do seu bebê está correto está na troca de olhares do pequeno com os pais. “Desde que nasce e vai amamentar, logo nos primeiros dias, o bebê vai olhar nos olhos da mãe”, conta a pediatra Liubiana Regazoni, presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Agora, caso o bebê não faça essa interação com os pais é preciso ficar atenta. “Se o bebê interage melhor quando você sacode um saco de fraldas ou qualquer outro objeto na frente dele do que quando está diante do rosto dos pais é preciso atenção”, alerta Liubiana Regazoni.

Reação ao toque

É importante ter momentos de carinho com seu bebê, como uma massagem gostosa ou a Shantala ou até um carinho na hora do banho ou troca de fraldas. E nestes momentos os papais devem observar como o pequeno reage ao toque, pois é importante que ele responda a isso.

Primeiros sorrisos

Por volta dos dois ou três meses de vida o bebê desenvolve o sorriso social. Isto significa que diante de gracinhas dos papais ou de um brinquedo ou de algo que ele goste é esperado que o pequeno sorria. Quando o bebê não sorri diante destas interações é importante conversar com o pediatra sobre o assunto.

Atenção ao choro

O choro é algo natural do bebê. É a sua primeira forma de se comunicar com seus pais. Porém, também pode indicar alguns problemas. É preciso ficar atenta a duas questões: se o bebê chora muito e se ele chora pouco. Bebês que demonstram sempre muita irritabilidade e choram com frequência podem estar sendo estimulados demais. Já bebês que são muito apáticos, quase não choram, podem estar sendo pouco estimulados. Em ambos os casos é essencial conversar com o pediatra.

Primeiros sons

O bebê vai começar a emitir seus primeiros balbucios, a famosa lalação, por volta dos dois meses de vida. É importante observar se seu pequeno fará isto nesta idade.

Pescoço

É esperado que seu bebê consiga equilibrar o pescoço por volta dos três meses de vida. Caso isto demore para ocorrer é importante conversar com o pediatra.

Quando vai virar

Um ponto importante no desenvolvimento do bebê é observar quando ele irá conseguir se virar, ficar de barriga para baixo e depois voltando para a posição original. É esperado que o pequeno consiga fazer isso por volta dos quatro meses de vida.

Busca pelo som

Seu bebê irá começar a entender que alguns objetos emitem som e irá tentar fazer com que esse som surja. Então, entre os cinco e seis meses de vida é esperado que seu bebê faça algo como balançar o chocalho para obter um som.

Apanha objetos

É importante observar quando seu bebê vai começar a apanhar os objetos. Aos quatro meses de vida é esperado que apanhe os objetos com as mãozinhas e leve-os para a boca.

Quando vai sentar

Por fim, os papais devem prestar atenção ao momento em que o bebê irá conseguir sentar sem apoio. É esperado que isto ocorra por volta dos seis meses de vida.

Confira os marcos do desenvolvimento do bebê aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários