Ouvido do bebê: coisas que fazem barulho demais

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Obras perto de casa e até muitos brinquedos podem levar à perda de audição do bebê

O ouvido do seu bebê é muito sensível, isto porque seu canal auditivo é menor e seu crânio é mais fino do que de um adulto, então o som que entra no ouvido do bebê e amplificado. Assim, ouvir barulhos muito altos e repetidas vezes pode sim prejudicar a audição do seu pequeno e aumentar o risco de surdez.

Uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Otolaryngology descobriu que  a grande maioria dos brinquedos para bebês que fazem barulhos emitem sons mais altos do que o recomendado para os pequenos. Os pesquisadores analisaram 90 tipos de brinquedos indicados para bebês maiores de 6 meses e entre eles 98% emitiam sons mais altos do que o orientado para o bebê e poderiam favorecer a perda de audição!

Cadastre-se

Outras duas coisas do dia a dia que podem ser preocupantes para os bebês são volume muito alto da televisão, muitos filmes e séries emitem sons muito altos, e música alta, como em um barzinho ou mesmo alguém ouvindo um som alto demais.

No caso dos brinquedos, televisão e música alta, a orientação é simples: evite que o bebê entre em contato com eles.

Por fim, outras duas coisas do dia a dia que são preocupantes para os ouvidos do bebê e são difíceis de evitar: obras perto de casa e aviões passando em cima de casa. Estes dois barulhos de fato são altos para o bebê e podem prejudicar a audição. Nestes casos, é importante conversar com o pediatra do bebê sobre a possibilidade do pequeno usar protetores de ouvido.

Fonte consultada:  

Wendy L. Hunter, pediatra e professora de medicina da Universidade da Califórnia, Estados Unidos

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários