Pênis do bebê: informações que as mães não sabem

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Confira a seguir, diversas informações importantes sobre o pênis do bebê que você provavelmente não conhecia

Cuidar do pênis do bebê pode ser um desafio para muitas mães. Afinal, elas não nasceram com este órgão genital e portanto podem ter muitas dúvidas sobre qual é a maneira certa de cuidar dele e também não compreender bem algumas coisas que ocorrem com o pênis. Por isso, listamos a seguir quais as principais informações sobre o pênis do bebê que você não conhecia.

Não force a pele para trás, mas quando ela for naturalmente fique esperta!

Cadastre-se

Um dos pontos mais importantes na hora de cuidar do pênis do bebê é não forçar o prepúcio, pele que fica ao redor da cabeça do pênis, para trás. Isto porque todo bebê nasce com essa pele conectada à glande, cabeça do pênis, trata-se da chamada fimose primária. Tentar forçar essa pele para trás aumenta o risco do bebê ter uma fimose secundária, condição que pode levar até a cirurgia. Saiba mais sobre fimose secundária aqui. Veja como higienizar o pênis do bebê menino aqui.

Conforme seu bebê cresce e tem ereções espontâneas, essa pele vai se descolando e por volta dos cinco anos a maioria dos meninos já tem ela totalmente descolada. Uma vez que esta pele não estiver mais presa ao pênis é essencial limpar e ensinar seu pequeno como limpar a glande, cabeça do pênis que é encoberta pelo prepúcio.

A higiene da glande deve ser feita com água morna e sabão durante o banho da seguinte forma: Puxe o prepúcio para trás, de modo que a glande fique exposta. Enxague a região com água morna e sabão e depois puxe o prepúcio de volta para o entorno da glande.

Esmegma

Uma vez que o prepúcio está descolado da cabeça do pênis, é comum que se forme o esmegma entre prepúcio e cabeça do pênis. O esmegma nada mais é do que um acúmulo de células da pele e pode ter um aspecto branco e até alguns carocinhos perolados. Quanto menor a higiene do pênis, mais esmegma se acumula, por isso, é importante ensinar seu filho a higienizar o pênis em todo o banho.

Seu bebê terá ereções, e está tudo bem!

É fato: bebês meninos podem ter ereções espontâneas e está tudo bem. Saiba que essas ereções são normais e podem até ajudar seu bebê. Isto porque essas ereções ajudam a desprender naturalmente o prepúcio, pelinha ao redor do pênis que fica grudada a ele no início da vida do bebê, conforme explicado acima.

Tamanho estranho após o parto

Após o parto, tanto os genitais dos meninos quanto das meninas podem parecer grandes demais. Saiba que isto é completamente normal e não apresenta riscos. Os genitais ficam um pouco maiores após o parto devido ao excesso de hormônios que são liberados durante o parto e também por algum possível trauma que possa ter ocorrido durante o parto.

Região muito delicada

Lembre-se que o pênis do seu bebê é uma região muito delicada e qualquer coisa nesta região pode causar grande desconforto. Portanto, se seu bebê começar a chorar e você não conseguir descobrir qual é o problema, vale dar uma olhadinha no pênis para checar se está tudo bem, afinal, seu pequeno ainda não consegue expressar onde é a dor.

Fique atenta ao fluxo de xixi

É importante ficar atenta ao fluxo de xixi do seu bebê. Isto é necessário para que você se certifique de que o buraco do prepúcio é grande o suficiente para permitir o fluxo do xixi.  É importante que o fluxo de xixi ocorra de forma consistente, caso o xixi saia em gotas ou o bebê tenha desconforto ao urinar é importante entrar em contato com o pediatra.

A posição do pênis na fralda pode causar vazamentos

Caso o pênis do seu bebê esteja apontando para cima dentro da fralda isto pode levar a vazamentos de xixi pela fralda, especialmente na região da barriga. Por isso, na troca de fraldas, evite deixar o pênis do bebê apontando para cima.

Alguma coisa faltando

Alguns bebês podem nascer com a bolsa escrotal (o saquinho) vazio, ou seja, o testículo ainda não desceu completamente. Saiba que o testículo de alguns bebês pode levar até dois anos para descer. Esclareça suas dúvidas sobre o assunto aqui.

Veja os cuidados importantes com o pênis do bebê aqui.

Fontes consultadas:

Academia Americana de Pediatria

KidsHealth

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários