Razões para atender o choro do bebê prontamente

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Atender o choro do bebê fará com que ele se sinta respeitado e irá ajudá-lo a desenvolver a autoconfiança

A forma do bebê comunicar algo é através do choro e no início da vida nós ainda não temos maturidade para compreender a espera. “Quando atendemos prontamente um bebê essa é a nossa forma de dizer para ele: ‘está tudo bem, nós iremos lhe ajudar a compreender o que se passa!’. Quando atendemos às suas necessidades – seja de comer, de dormir, de ser aquecido, de estar em movimento, ou mesmo de calor humano, nós enviamos a mensagem para o bebê de que o mundo pode ajudá-lo e que o respeita”, observa a psicóloga Patrícia Lomonaco, da Equipe Shantala Neles.

Pouco a pouco, uma vez que as experiências de responder ao bebê se repetem com constância, ele poderá construir uma imagem interna do mundo ao seu redor e aumentar a sua possibilidade de espera. “Deixar o bebê chorando funciona para fazê-lo parar de chorar apenas porque ele desiste de pedir por algo que não virá, já atender ao bebê dá ferramentas para que ele comece a reconhecer as suas próprias necessidades, se sinta respeitado, e possa desenvolver autoconfiança e confiança no mundo ao seu redor”, conclui a psicóloga Gabriella Demarque, da Equipe Shantala Neles.

Cadastre-se

Além disso, deixar o bebê chorando pode prejudicar o desenvolvimento como um todo. “É importante lembrar que um bebê que é deixado chorando frequentemente terá altos níveis de estresse e consequentemente produção hormonal alterada, o que pode, a longo prazo, causar danos no seu desenvolvimento integral”, conclui Patrícia Lomonaco.

Confira aqui os problemas de deixar o bebê chorando para que ele durma.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários