Visão do bebê: quando ele vai enxergar a mãe

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba mais sobre a visão do bebê e descubra com quantos meses ele conseguirá enxergar a mãe

A visão do bebê está em desenvolvimento assim como o restante de seu corpo. Por isso, nos primeiros meses de vida, os pequenos não conseguem enxergar muito claramente. Até os dois primeiros meses de vida, o bebê consegue ver com maior clareza pessoas e objetos a cerca de 20 a 35 cm de distância de seus olhos. Isto é mais ou menos a distância que a mãe fica do bebê quando ele está mamando, por isso, o bebê adora ficar olhando para a mãe quando mama.

Desde os primeiros meses, mesmo não enxergando direito, o bebê irá preferir observar rostos de pessoas do que demais objetos. Os bebês vão passar bastante tempo olhando para faces, mas ainda terão dificuldades para saber de quem é aquele rosto. Os bebês também vão observar bastante coisas brilhantes, como a luz que passa pela janela.

Cadastre-se

Por volta dos dois meses de vida, os bebês começam a reconhecer faces, especialmente a da mamãe. Mas eles ainda terão dificuldades para enxergar a distância.

É aos três meses de vida que a visão do bebê irá melhorar a ponto dele conseguir enxergar sua mãe claramente e assim reconhece-la também por meio da visão (lembrando que antes os bebês já podiam diferenciar suas mães das outras pessoas de diferentes maneiras que você confere aqui).

Conseguir enxergar a mãe claramente irá fazer com que o bebê descubra algo muito importante. O pequeno começa a ter a percepção que ele não é parte da mãe, mas sim um ser diferente dela, muito próximo dela, mas não é parte dela. Ou seja, o bebê tem pela primeira vez a percepção do primeiro outro: sua mãe.

Saiba mais sobre a visão do bebê aqui. E clique aqui para enxergar como um recém-nascido enxerga.

Fonte consultada:

Departamento de saúde do Governo da Austrália

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários