7 coisas incríveis que seu bebê é capaz de fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Bebês podem conhecer uma pessoa e se lembrarem dela anos depois entre outras capacidades que a ciência já descobriu

A ciência já descobriu algumas capacidades incríveis do seu bebê que você provavelmente não imaginou que seu pequeno fosse capaz de realizar. A seguir, veja quais são elas:

Bebês podem conhecer uma pessoa e se lembrarem dela por anos

Cadastre-se

Uma pesquisa realizada pelo The British Psychological Society fez crianças de três anos assistirem dois vídeos. Em um dos vídeos elas já haviam conhecido o pesquisador dois anos antes e no outro as crianças nunca haviam visto a pessoa no vídeo. Os pequenos passaram mais tempo olhando para o vídeo da pessoa que elas nunca haviam conhecido. Quando as crianças não conhecem alguém ou algo elas realmente têm o comportamento de ficar olhando por um tempo maior do que para aquilo que ela já conhece. Então, os pesquisadores concluíram que as crianças de certa forma se lembravam de ter conhecido o pesquisador quando eram bebês.

Sabe diferenciar músicas tristes de felizes

Uma pesquisa realizada por membros do departamento de psicologia da Universidade de Brigham, Estados Unidos, observou que bebês de nove meses já conseguem diferenciar quando uma música é triste ou quando ela é feliz. Eles também notaram que aos três meses de vida o pequeno ainda não tem essa capacidade.

Seu bebê já tem um gosto artístico

Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Alemanha, descobriram que bebês não só conseguem diferenciar obras de grandes artistas como também possuem uma preferência por quadros de alguns pintores. Que chique!

Os pesquisadores presentearam bebês com quadros que eram réplicas de obras de Monet e Picasso. Primeiro eles mostraram as obras de um artista e quando o bebê começou a se cansar, mostraram as obras do outro. Assim, os pesquisadores observaram que os pequenos não só conseguiram notar que havia uma diferença entre os dois quadros como também preferiram um artista a outro. Os bebês preferiram as obras de Picasso!

Bebês podem prever a sua intenção

Uma pesquisa publicada na revista científica Nature Neuroscience apontou que ao ver a cena de uma pessoa indo colocar um brinquedo em um cesto bebês de doze meses já eram capazes de saber que a intenção da pessoa era colocar o brinquedo no cesto antes mesmo dela realizar isso. Bebês de seis meses ainda não tem essa capacidade.

Os bebês podem ouvir sons que você não pode

Um estudo publicado no The Journal of the Acoustical Society of America concluiu que antes dos bebês ficarem mais ligados aos sons de sua língua nativa, eles são capazes de perceber todos os contrastes fonéticos da fala humana. Os pesquisadores notaram, por exemplo, que apesar dos japoneses adultos terem dificuldades em diferenciar os sons do R e do L na língua inglesa, bebês japoneses de seis meses conseguiram fazer essa diferenciação sem problemas.

Treina as primeiras palavras muito antes de começar a falar

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu que seu bebê ensaia as primeiras palavras muito antes de começar a falar. Os pesquisadores escanearam o cérebro de bebês de 7 e 11 meses enquanto eles ouviam alguém falando. Os pesquisadores notaram atividade em uma parte do cérebro que sugeriu que em suas mentes os bebês já estavam treinando como produzir um som.

Seu bebê sabe tudo de física

Uma pesquisa publicada na revista científica Wires – Cognitive Science descobriu que bebês de cinco meses já conseguem desenvolver algumas técnicas para definir se um material é sólido ou líquido e ao fazer isso eles criam expectativas de como essas substâncias vão se comportar quando, se vão derramar ou cair, se podem ser penetradas por um canudo ou não, etc.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários