Atitudes dos pais que prejudicam a fala do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Não conversar com o bebê é uma das atitudes que prejudica o aprendizado da fala do bebê

Você está ansiosa para ouvir as primeiras palavras do seu bebê? Bom, então saiba que algumas atitudes dos pais podem atrapalhar a fala do bebê fazer com que o bebê demore mais para dizer as primeiras palavras. Veja quais são essas atitudes:

Não conversar com o bebê

Cadastre-se

Para que o bebê aprenda a falar é essencial que os pais conversem com ele. “O bebê começa a falar com a imitação dos sons que o adulto emite. Se você deixa uma criança em um ambiente sem som e não a estimula, é óbvio que ela fala menos”, conta o pediatra João Coriolano Rego Barros, do Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Brinquedos muito tecnológicos

Uma pesquisa da Universidade do Arizona, Estados Unidos, descobriu que brinquedos muito tecnológicos, aqueles que emitem muitos sons e luzes, podem prejudicar a capacidade de comunicação dos bebês.

Os pesquisadores acreditam que isto ocorre porque apesar destes brinquedos capturarem a atenção dos bebês, eles não proporcionam interações de qualidade entre pais e bebês. “O ideal não são brinquedos como estes que isolam os bebês, mas sim aqueles que proporcionam maior interação do pequeno com os pais e outras pessoas”, disse o pesquisador Bradford Wiles.

Ainda segundo os pesquisadores, crianças que brincam com brinquedos muito tecnológicos e barulhentos acabam desenvolvendo problemas no desenvolvimento da comunicação. “As crianças precisam de interações com significado com os adultos para conquistar seu maior potencial social. As pesquisas começam a indicar que quando a criança se isola por meio desses brinquedos tecnológicos, ela não consegue regular suas emoções e não é capaz de se relacionar muito bem com outras pessoas”, disse Bradford Wiles.

Televisão, celular e tablet

Expor o bebê a muitas telas, como celular, televisão e tablets pode prejudicar o aprendizado da fala. “Eu não recomendo. Acredito que a criança tem que interagir mais com o ambiente para ter contato com estímulos os mais variados. Com as telas a criança fica focada naquilo e esquece do ambiente em volta, por isso, acho que as telas e os brinquedos eletrônicos de uma forma ou outra, acabam atrapalhando o desenvolvimento da fala”, afirma João Coriolano Rego Barros.

Não deixar o bebê se manifestar

Esta cena é clássica: o bebê faz uma leve menção de que quer algo e os pais já oferecem, prontamente. Saiba que este tipo de comportamento pode acabar atrapalhando o aprendizado da fala. “Por que o bebê vai se esforçar para se fazer entender se o adulto se antecipa? Isso é fruto da ansiedade dos pais, algo que deve ser trabalhado na consulta pediátrica, mostrando ser importante estimular a criança se expressar”, explica João Coriolano Rego Barros.

Não prestar atenção na audição do bebê

A fala está diretamente ligada à audição, por isso é essencial saber se seu bebê ouve bem. “Se a criança não ouve bem, a fala pode ficar comprometida, por isso é essencial que os pediatras chequem como está a audição dos bebês”, conclui João Coriolano Rego Barros.

Veja dicas de como estimular o bebê a falar aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários